Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

IPTU Boa vista pode ser quitado com desconto até o dia 5 de maio

A- A+

A Prefeitura da capital roraimense divulgou o calendário tributário para 2016. Quem quiser quitar o IPTU Boa Vista com desconto de 10% precisa ficar atento, pois o prazo se encerra no dia 5 de maio. Veja como aproveitar o benefício e descubra quem tem direito à isenção do imposto.

IPTU Boa Vista com desconto

Para pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Boa Vista com desconto de 10%, o contribuinte deve ter em mãos o carnê de pagamento emitido pela Prefeitura. De posse do boleto, é possível quitar a dívida em qualquer agência do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, além das casas lotéricas.

Contribuintes devem ficar atentos aos prazos de pagamento do IPTU Boa Vista para conseguir parcelar o valor.

Contribuinte de Boa Vista pode parcelar o IPTU em até seis vezes sem juros. Foto: Antônio Diniz, Secom RR

O prazo para ter direito ao desconto vai até o dia 5 de maio. Os boletos serão enviados via Correios pela Prefeitura até o final de abril. Se você não recebeu o carnê ou deseja emitir a segunda via, basta acessar o portal oficial e preencher os dados solicitados.

O contribuinte que desejar parcelar o IPTU não receberá desconto, mas poderá dividir o valor total em até seis parcelas sem juros. O vencimento da primeira parcela também é no dia 5 de maio.

Em 2015, a receita antecipada com o imposto foi de quase R$ 10 milhões para a Prefeitura. De acordo com informações da Secretaria de Economia Planejamento e Finanças, 25% do valor foi investido na Educação, 16,5% na Saúde e 5% na Assistência Social. O restante foi aplicado em outros setores da administração municipal.

Como é calculado o IPTU Boa Vista

Para determinar o valor do IPTU Boa Vista, a Prefeitura toma como base o valor venal do imóvel, ou seja: o valor de venda à vista que ele alcançaria, de acordo com os parâmetros do mercado. São considerados fatores como a localização do imóvel, valor do metro quadrado, idade e situação do lote, além de características de infraestrutura e de conservação.

Depois de obter o valor venal, é aplicada uma alíquota, cuja porcentagem varia de acordo com a avaliação do imóvel e com a forma de utilização – residencial, não residencial e não edificado (terreno). Em Boa Vista, a alíquota máxima para imóveis edificados é de 1%, e para imóveis não edificados, de 2,5%.

Você vai se interessar por:

Quem tem direito à isenção

A Prefeitura concede isenção do IPTU Boa Vista a quem possui um único imóvel utilizado exclusivamente como residência, desde que a área construída seja de até 60 metros quadrados.

Também são isentos os proprietários aposentados, pensionistas ou beneficiários de regime de previdência ou assistência social, com renda familiar de até R$ 3.196,40, cujo imóvel seja exclusivamente residencial.

Os pedidos de isenção devem ser formalizados até o dia 31 de maio, na sede da Secretaria Municipal de Economia, Planejamento e Finanças, no Departamento de Relação com o Contribuinte, que fica localizado na rua Coronel Pinto, nº 188, bairro Centro.

Os interessados devem apresentar cópias do RG e CPF, documento do imóvel atualizado e autenticado, comprovante de rendimentos e comprovante de concessão de aposentadoria ou pensão, se for o caso.

Se você ficou com alguma dúvida a respeito do IPTU Boa Vista, a recomendação da Prefeitura é entrar em contato com o telefone do Plantão Fiscal, no número 0800-0811255.

 

E aí, vai parcelar o IPTU ou pretende pagar à vista? Deixe seu comentário!

composição da carga tributária
Conhecendo os principais tributos pagos pelos brasileiros atualmente
Comprar casas em Orlando é opção
Como é morar no campo
Trabalhando na reforma de casas antigas
Como escolher corretora para Tesouro Direto