Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

IPTU atrasado pode ser quitado de forma fácil, mas gera multa

A- A+

Quando as contas se acumulam e a dificuldade financeira exige malabarismos com o dinheiro, é preciso ter organização para não esquecer de quitar algum débito. E isso vale também para as despesas fixas, ainda que anuais, como o Imposto sobre Propriedade Pedial e Territorial Urbana. Perdeu o prazo? E possível pagar o IPTU atrasado.

Como pagar o IPTU atrasado

Para colocar em dia seus débitos com a prefeitura, é preciso solicitar em seu município o cálculo atualizado do valor referente ao IPTU atrasado. Em seguida, você receberá uma guia de pagamento e deve comparecer a uma instituição que receba o boleto.

Hoje em dia, em muitos municípios, essa operação pode ser realizada de forma muito rápida, pelo próprio contribuinte, por vezes até mesmo no ambiente online.

Os sites das prefeituras já disponibilizam ferramentas capazes de calcular o IPTU atrasado e de emitir a guia de pagamento na mesma hora. Em casos raros, não há cobrança de juros, mas em geral, há um acréscimo de 1% ao mês.

IPTU atrasado gera multa

Obrigação anual do contribuinte, IPTU é recolhido pelos municípios brasileiros. Foto: Wilson Dias, ABr

Como é calculado o imposto

A cada final de ano, a prefeitura calcula o seu imposto com base no valor venal do imóvel – ou seja, o preço de mercado atualizado. É como se você fosse vender o imóvel e solicitasse uma avaliação. É sobre o que ele vale hoje que é calculado o IPTU.

Em muitos casos, o imposto pode chegar a 50% do valor que o imóvel seria vendido de fato, sendo que as alíquotas sobre esse montante podem variar bastante, dependendo do município. O IPTU é cobrado para qualquer imóvel localizado em zonas urbanas. Nas zonas rurais, o tributo é o Imposto Territorial Rural (ITR).

Entenda as consequências do IPTU atrasado

A maioria dos municípios brasileiros oferece mais de uma opção para que o proprietário de imóvel possa quitar o IPTU atrasado. Contudo, quando o contribuinte não consegue pagar e nem procura uma negociação, o município tem o direito de enquadrá-lo como devedor.

Nesses casos, os próximos passos são a penhora e o leilão do imóvel com IPTU atrasado. Ainda assim, há muitos casos em que, mesmo em estágio judicial, é possível solicitar – e conseguir – um reparcelamento da dívida.

Em diversos municípios brasileiros, o IPTU é uma das maiores fontes de arrecadação. Para se ter uma ideia, somente em 2012, a cidade de Salvador (BA) somou R$ 242.791.371,60 provenientes do imposto nos cofres públicos. Esse valor representou a segunda maior renda da cidade, perdendo apenas para o ISS.

Você vai se interessar por:

Programa prevê desconto no IPTU para quem adota cães e gatos

IPTU: veja como calcular, pagar e se planejar

Como é feita transferência de dívida de carro e imóvel?

Por conta dos riscos oferecidos em decorrência do atraso, sempre vale a pena pagar o IPTU atrasado, mas principalmente quitar o imposto dentro do prazo, seja em parcela única ou por meio de um parcelamento.

No início de cada ano, quando os contribuintes recebem o valor para pagamento à vista, é concedido um desconto. Se a opção não é escolhida, é preciso atender ao carnê, no qual o valor é divido em parcelas, mas sem o desconto.

 

Você tem uma boa dica sobre o IPTU? Deixe seu comentário.

preço de imoveis começa a cair
investir em imóveis
direitos do inquilino
preços dos imóveis mais caros de SP
preço de imóveis mais caros do RJ
parede de vidro