Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

IPTU Aracaju tem aumento de até 30% em 2016

A- A+

O início do ano traz uma notícia pouco agradável para o contribuinte que mora na capital do Sergipe: em 2016, o IPTU Aracaju foi reajustado, podendo chegar a 30% de aumento em relação a 2015.

Para amenizar o impacto, uma das alternativas é aderir à cota única, quitando o imposto à vista. Mas é preciso correr, porque o prazo para quem deseja pagar com desconto de 10% vai até o dia 11 de fevereiro. Entenda o reajuste e veja como efetuar o pagamento do IPTU em 2016.

Moradores devem ficar atentos aos prazos de pagamento do IPTU Aracaju.

Contribuinte pode parcelar o IPTU de Aracaju em até dez vezes. Foto: Vinicius Tupinamba, Shutterstock

Valores do IPTU Aracaju foram revisados

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de um imóvel. O cálculo é realizado com base no valor venal do imóvel, ou seja: o valor de venda à vista que ele alcançaria, de acordo com a realidade do mercado.

E foi justamente para se adaptar ao mercado que a Prefeitura decidiu recalcular o imposto. Motivo de polêmica na cidade desde o ano passado, o IPTU Aracaju sofreu um reajuste em 2016, porque, de acordo com a Prefeitura, havia uma defasagem de mais de 20 anos na avaliação dos imóveis.

Nesse ínterim, a cidade se expandiu e novos bairros surgiram – como os Jardins, um dos mais valorizados da capital –, sem que os valores fossem revisados. “Sensibilizada pelo momento econômico atual”, segundo as próprias palavras, a Prefeitura limitou o reajuste em 30%,e irá diluir o valor total ao longo de oito anos.

Mas nem todos pagarão mais caro. Se o estudo realizado pela Prefeitura diagnosticar que o imóvel estava supervalorizado, o contribuinte irá observar uma redução no valor do imposto. Com as mudanças, a Prefeitura projeta arrecadar R$ 100,7 milhões com o IPTU em 2016, o que representa um aumento de R$ 1,4 milhão em relação a 2015.

Ao lado do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) e do Imposto sobre Transmissão de Bens e Imóveis Inter vivos (ITBI), o IPTU é um dos principais meios de arrecadação dos municípios brasileiros. O imposto é utilizado para custear despesas de administração e investimentos na infraestrutura.

Como quitar o IPTU Aracaju com desconto

Para pagar o IPTU de 2016 com desconto de 10%, o contribuinte deve ter em mãos o carnê emitido pela Secretaria Municipal da Fazenda, ou acessar o portal para solicitar a segunda via.

Em seguida, basta comparecer em um dos três bancos credenciados pela Prefeitura, Banese, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal, e efetuar o pagamento em cota única. O prazo vai até o dia 11 de fevereiro, e só podem dispor do desconto os contribuintes que estiverem adimplentes.

Quem quiser parcelar o imposto pode dividir em até dez parcelas, com vencimento na primeira semana de cada mês. O calendário completo pode ser consultado no site.

Você vai se interessar por:

Seguro para os seus bens

Se você tem um imóvel, uma boa dica é contratar uma proteção extra. Clientes Vivo podem contratar seguro residencial que garante, entre outras coberturas, amparo contra incêndio, raio e explosão. A apólice garante o pagamento de uma indenização, quando ocorrer danos à sua residência ou ao seu conteúdo.

O seguro ainda cobre prejuízos decorrentes de roubo ou furto qualificado, de problemas causados por danos elétricos e Responsabilidade Civil Familiar.

> Seguros para seus bens: Garanta proteção contra incêndio, raio, danos elétricos, roubo e furto

E você, como vai pagar o IPTU Aracaju em 2016? Comente!

O controle financeiro pessoal e o futebol
preço de imoveis começa a cair
como parcelar dívida ativa do IPVA
investir em imóveis
direitos do inquilino
composição da carga tributária