Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

IOF elevado: tome cuidado ao comprar com cartão no exterior

A- A+

Se você costuma reparar no seu extrato bancário, já fez compras internacionais ou contratou modalidades de crédito como o cheque especial, é bem provável que já tenha visto a sigla IOF. Mesmo tão comum, as características do Imposto sobre Operações Financeiras permanece desconhecida para muitos brasileiros.

O que é o IOF

O IOF é o imposto incidente sobre operações de crédito, câmbio, seguros ou ainda relativo a títulos financeiros. Conforme salienta o economista Thiago Werminghoff,  sócio-diretor da B&W Consultoria Econômica e Financeira Ltda., a alíquota cobrada varia de caso para caso.

Desde janeiro desse ano, o IOF tem sido assunto mais frequente entre os brasileiros. O motivo é a nova alíquota cobrada para quem deseja tomar empréstimos como pessoa física. O valor dobrou e passou de 1,5% para 3% ao ano. A medida tem como objetivo arrecadar mais fundos para a União e, ao mesmo tempo, diminuir a quantidade de empréstimos. Ou seja, o aumento do tributo está ligado a uma tentativa de reequilibrar as finanças do país.

iof

Compras parceladas no cartão de crédito têm a incidência do IOF, por isso é preciso estar atento. Foto: iStock, Getty Images

IOF em operações internacionais

O IOF também influencia as compras que você realiza no exterior com uma taxa de 6,38% sobre o valor tributável. Não é à toa que muitos ficam na dúvida antes de viajar para adquirir novos produtos. Por isso, pode ser mais interessante comprar alguns dólares com antecedência e evitar a desvalorização da moeda.

Mesmo que essa operação também esteja sujeita ao pagamento do Imposto sobre Operações Financeiras, a alíquota para compra de moeda estrangeira no Brasil ainda é mais baixa e fica em 0,38%. Quando a opção é pelo uso do cartão, seja no Brasil ou fora, a dica é ter atenção.

“Lembro que o não pagamento do total da fatura do cartão de crédito constitui-se em uma forma de rolagem de dívida, portanto, de operação de crédito”, explica Werminghoff. Ou seja, se o consumidor optar por fazer o pagamento menor que o total da fatura do seu cartão, o valor que não foi pago também terá a incidência de IOF.

IOF

 

Cartões de crédito com benefícios

Agora que você já conhece melhor o IOF, fica mais fácil controlar seus valores. Se você gosta de comprar com praticidade e segurança, é bom conhecer os Cartões de Crédito Vivo. Com os cartões de crédito Vivo Santander e Vivo Itaucard 2.0, você tem diversas vantagens, como alerta SMS, bônus na recarga de celular, pontos no Vivo Valoriza, descontos nos ingressos de cinema e parcelamento em até 12 x sem juros nas Lojas Vivo.
> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas sobre o IOF? Compartilhe!

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito