Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Investir ou poupar: veja dicas para administrar as finanças

A- A+

Investir ou poupar o seu dinheiro, qual é a melhor opção? Essa é uma dúvida comum, que pode ser resolvida facilmente. Quanto mais você economizar, mais recursos terá para aplicar. Mas, se por um lado o plano é simples, o problema aparece na hora da execução.

É aí que surge a necessidade de adequar o seu orçamento a um planejamento financeiro, capaz de estimar renda, gastos e adaptações necessárias para alcançar o objetivo pretendido. Pode não ser fácil, mas o resultado é o equilíbrio financeiro.

O fim da dúvida entre investir ou poupar

Para quem deseja ter dinheiro para investir mais tarde, poupar desde agora é o caminho mais indicado. Não sabe por onde começar? O primeiro passo é ter uma planilha de finanças em que todas as suas receitas e despesas sejam anotadas. Dessa forma, fica mais fácil avaliar qual tem sido o destino do seu dinheiro e fazer os cortes necessários.

Além disso, outra alternativa é separar, mensalmente, uma quantia para formar uma reserva financeira. O ideal é que ela não fique na mesma conta que você utiliza para fazer pagamentos e compras. A caderneta de poupança, por exemplo, é útil nesse momento.

Opções de investimento como o CDB podem ser feitas diretamente no seu banco. Foto: iStock, Getty Images

Opções de investimento como o CDB podem ser feitas diretamente no seu banco. Foto: iStock, Getty Images

Cuidados ao investir ou poupar o seu dinheiro

Mas poupar nem sempre é tarefa fácil. É por isso que Ana Paula Pavanatti, educadora, terapeuta e assessora financeira da REORG Gestão Financeira, ressalta a importância de definir objetivos que ajudem você a permanecer motivado. Defina, por exemplo, que é necessário economizar R$1 mil por mês, durante um semestre, para depois iniciar o investimento em uma modalidade de renda fixa.

Ao partir para a fase de investimento, é hora de analisar o mercado financeiro. De acordo com Michel Brondani, sócio-diretor da B&W Consultoria, os riscos que você está disposto a correr, o tempo de permanência do investimento e quais são os rendimentos esperados são alguns dos fatores que precisam ser considerados.

No momento de avaliar o total a ser investido, também considere a sua situação financeira e a disponibilidade de uma reserva financeira para emergências. Caso você não deseje correr riscos, as aplicações mais indicadas são em renda fixa, como é o caso do Tesouro Direto, do Certificado de Depósito Bancário (CDB) e, para aqueles que dispõem de valores mais altos, as Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e as Letras de Crédito do Agronegócio (LCA).

Tarifas em bônus

Quer poupar também na hora de realizar operações no banco? Uma forma de economizar em tarifas bancárias é convertendo essas taxas em bônus para celular. O programa Conta Bônus, da Vivo, converte integralmente o valor da tarifa em bônus no seu Vivo Móvel Pré, Pós ou Controle. Os benefícios, disponibilizados em até 7 dias úteis após o débito da tarifa, ficam disponíveis por 30 dias a partir da data de concessão.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular

Você também está na dúvida entre investir ou poupar? Comente!

investir em imóvel na planta vale a pena
vale a pena investir na decoração de uma casa para alugar
vale a pena ter seguro de vida
como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
dinheiro poupança pode ser penhorado