Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Investir dinheiro: auxílio de especialista ajuda a decidir como e onde aplicar

A- A+

Se você tem como meta encontrar uma forma de fazer seu dinheiro multiplicar, qual a primeira atitude a tomar? Investir dinheiro envolve planejamento, oportunidade e calcular riscos. Para todas essas demandas, contar com o auxílio de quem mais entende do assunto é uma dica importante a ser seguida.

Contar com a opinião de especialistas antes e durante uma aplicação financeira dá mais segurança para o seu dinheiro. Embora não haja garantia contra possíveis perdas, que dependem em muito do tipo de investimento escolhido, recorrer a uma consultoria permite seguir as regras do jogo e ampliar a proteção do seu patrimônio.

investir-dinheiro

Consultoria pode ajudar a encontrar o investimento mais adequado ao seu perfil. Foto: iStock, Getty Images

O que saber antes de investir dinheiro

A complexidade do mundo atual tem exigido que as pessoas se especializem cada vez mais em suas áreas. Se antes consertar um carro era algo mais simples, hoje, a mesma tarefa já pede um conhecimento muito mais específico e aprofundado do mecânico.

Na Medicina, o clínico geral é peça importante para uma primeira avaliação de saúde, mas há tratamentos que só o especialista da área vai poder recomendar e acompanhar.

Se sabemos que profissionais são os mais indicados para resolver as demandas de cada área, por que não aplicamos a mesma regra quando o assunto é realizar um investimento? Para Pier Mattei, sócio da Monte Bravo Investimentos, consultar um especialista é o primeiro passo a ser dado por quem quer investir dinheiro.

Embora comparar o especialista em finanças com um médico possa parecer um exagero à primeira vista, contar com a orientação de quem tem maior conhecimento e experiência na área faz toda a diferença e pode representar a proteção para o patrimônio construído ao longo da vida. “Uma decisão tão importante e séria para a vida de uma pessoa deve ser tomada com muita responsabilidade, porque está em jogo seu próprio futuro e talvez o de sua família”, diz.

Conheça o seu perfil

Depois de definir quem vai ser o especialista que ajudará a formar patrimônio e antes de começar a investir dinheiro, você deve ter uma conversa com esse profissional para saber o que é mais apropriado ao seu perfil.

> Teste: Saiba qual é o seu perfil de investidor

Segundo Mattei, o agente autônomo de investimentos vai dialogar com o futuro investidor para descobrir o que ele quer (quais suas metas a curto e longo prazo) e o quanto está disposto a aplicar.

Ao conhecer a realidade do cliente, o agente autônomo tem condições de indicar as estratégias e as possibilidades para que o cliente alcance os objetivos. “Considerando que o mercado financeiro é mutável, o agente autônomo passa a fazer o acompanhamento periódico dos investimentos do cliente, mantendo constante relacionamento e, quando necessário, reavaliando as estratégias decididas inicialmente”, explica.

Opções para investir dinheiro

Com o seu perfil traçado, o consultor irá recomendar a você a melhor maneira de investir dinheiro. Poderá ser algo envolvendo o mercado de ações (para perfis mais arrojados, que não se importam com o risco), renda fixa (mais segura, para quem não quer correr nenhum risco) ou mesmo uma mescla de produtos na tentativa de obter o máximo de lucro possível, mas sem se descuidar da segurança.

A recomendação principal é não colocar todo o dinheiro no mesmo lugar, diversificando os investimentos. Assim, se algo der errado no meio do caminho (como o banco onde está seu dinheiro quebrar ou a empresa em que apostou na bolsa falir), você ainda terá recursos para seguir firme na sua meta de multiplicar finanças.

Cartão de crédito com vantagens

Pessoas preocupadas com o patrimônio e que desejam investir bem o dinheiro, vendo as cifras trabalharem a seu favor, devem estar atentas aos benefícios que o cartão de crédito. Se esse é o seu caso, é hora de conhecer os Cartões de Crédito Vivo. A parceria com o Itaú e o Santander oferece uma série de vantagens para o cliente. Os usuários dos Planos Vivo Pré ou Controle ganham bônus nas recargas, enquanto o cliente Vivo Pós acumula mais pontos no programa Vivo Valoriza para trocar por pacotes de serviços e falar mais em ligações para fixo, longa distância, SMS ou internet.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas para investir dinheiro e proteger suas finanças? Compartilhe!

É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet