Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Investimentos: fique por dentro das melhores aplicações para 2015

A- A+

Se você é uma pessoa antenada nas novidades do mercado e gosta de fazer bons negócios, não pode deixar de conhecer os melhores investimentos que 2015 reserva. Saiba, primeiro, que não existe uma regra exata para definir a aplicação de maior rentabilidade, pois ela estará sujeita a uma série de fatores.

Dessa forma, saber quais investimentos renderão mais e quando isso vai ocorrer é bastante difícil. O que os especialistas recomendam é que seja realizada uma análise do cenário econômico e político do país. Com isso, a margem de acerto pode ficar mais próxima do desejado.

Será essa avaliação, aliada ao conhecimento do mercado financeiro, que possibilitará que se chegue a determinados produtos que podem interessar a quem pretende investir. Pronto para começar?

investimentos

Investimento certo pode ajudar a multiplicar o seu dinheiro. Foto: iStock, Getty Images

Especialistas analisam os investimentos para 2015

Ao analisar o cenário econômico do país, em seu blog Juliano Custodio, assessor financeiro do site EuQueroInvestir.com, não espera muitas novidades que possam impactar nos investimentos. “Acredito que o governo vá seguir com a mesma política econômica ou, quem sabe, aumente a aposta na política que já vem dando errado”, destaca.

Devido a essa instabilidade, ele prevê que o país siga com a inflação no teto da meta e, consequentemente, ocorra o aumento da taxa de juros (Selic). “A boa notícia é que existem investimentos que se encaixam muito bem neste cenário: os pós-fixados”, diz.

Custodio acredita que 2015 será muito parecido com 2014, com inflação e juros altos. Por isso, entende que os investimentos pós-fixados são os mais adequados para o momento.

“Para nos beneficiarmos do cenário de aumento das taxas de juros, devemos comprar investimentos que subam com as taxas de juros”, explica ele, citando como opções os títulos do Tesouro, Fundos DI, CDB (Certificado de Depósito Bancário), Fundos de Crédito, Letra de Crédito Imobiliário (LCI), Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) e Letras de Câmbio.

Sócio da Monte Bravo Investimentos, Pier Mattei pensa da mesma forma. Ele entende que o momento não poderia ser mais propício para que o investidor inicie ou reavalie seus investimentos. “Estamos com a maior taxa de juros dos últimos anos e isso torna muito atrativo os investimentos conservadores”, pondera.

Além disso, há outro fator que deve ser levado em conta, segundo ele. “Hoje, não é mais somente a poupança que é isenta de Imposto de Renda. O mercado vem se sofisticando e já existem pelo menos outras cinco modalidades isentas. É importante que as pessoas estejam atentas a isso”, diz.

Para Mattei, a principal recomendação está direcionada para títulos públicos, dada a menor volatilidade de seus ativos e o acompanhamento das taxas de juros, e para produtos de renda fixa, como LCI e LCA. “Também existem ótimas oportunidades para o investimento em debêntures como estratégia para maximizar o ganho real”, afirma.

Investimentos pré-fixados

Os investimentos pré-fixados são aqueles que você já sabe quanto o dinheiro vai render no momento da aplicação, independentemente das mudanças no cenário econômico – no pós-fixado, o rendimento futuro ainda não está definido.

A regra a ser seguida é clara, de acordo com Custódio: “Não basta você tentar encontrar o melhor investimento para cada momento, você tem que planejar o seu capital de acordo com suas necessidades”.

Para ele, o ideal é fazer pequenas mudanças ao longo dos anos, adaptando a sua carteira ao momento da economia, mas sempre mantendo uma base. Diversificação é o aspecto mais importante de toda a carteira, já que é bastante difícil acertar constantemente o melhor investimento de cada momento”, finaliza.

Conheça o seu perfil

Além de de olharmos para o cenário, é preciso compreender quem é o investidor. Afinal, para cada perfil, existem tipos específicos de investimentos que são recomendados. Se você for de característica arrojada, por exemplo, achará um tédio fazer aplicações que, apesar de seguras, rendem muito pouco por mês.

Se você ainda não sabe em que perfil se encaixa, há uma série de ferramentas em sites de bancos, corretoras e instituições financeiras que fazem essa avaliação para você.

> Teste: Conheça o seu perfil de investidor

Tarifa bancária pode virar bônus

Se você é cliente Vivo e correntista do Santander, Itaú, Bradesco, Banco do Brasil ou Banrisul, pode transformar o valor pago mensalmente pelo pacote de tarifas em mais minutos para ligações no seu Vivo Móvel Pré, Pós ou Controle, além de outros benefícios. Para acionar o serviço, entre em contato com um dos canais de comunicação do seu banco e aproveite mais essa vantagem.

> Conta Bônus: Transforme tarifas bancárias e anuidade do cartão em bônus para o celular
como lucrar vendendo cosméticos
vale a pena usar roupas de marca
quando vale a pena comprar título de capitalização
É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
esteira ou bicicleta ergométrica
dicas para comprar uma boa esteira