Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Investimentos financeiros para iniciantes: 5 livros que podem ajudar

A- A+

Quando se é novo no mundo das aplicações financeiras, muitos detalhes parecem confusos ou de difícil entendimento, o que gera apreensão e aumenta o medo de errar. Mas os melhores investimentos financeiros para iniciantes não dependem exclusivamente da modalidade escolhida. A quantidade de informações que você tem sobre elas é que determina uma maior ou menor chance de lucro.

Lendo sobre investimentos financeiros para iniciantes

Conhecimento não ocupa espaço: toda informação ajuda para aprender a investir. Foto: iStock, Getty Images

Livros sobre investimentos financeiros para iniciantes

Separamos cinco livros que tratam sobre investimentos financeiros para iniciantes. O ideal é você ler essas obras na ordem em que estão dispostas. As cinco indicações são do economista da Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul (FEE) Alfredo Meneghetti Neto.

1. Dicas Econômicas / Dinheiro: Sabendo usar, não vai faltar

A primeira sugestão trata do básico do básico para quem quer aprender a investir e entender como é importante realizar um planejamento com esse objetivo. O material foi elaborado pelo Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Sul em 2014.

Apresentada em forma de cartilha, a coleção tem 20 páginas e inclui dicionário e guia de orçamento doméstico. Bem fácil e muito didática, é gratuita e distribuída pelo Conselho Regional de Economia (Corecon-RS).

2. Seu Dinheiro

Obra de Mauro Halfeld da Editora Fundamento. Em 146 páginas, o autor apresenta quatro itens principais para investimentos financeiros para iniciantes. São eles: Previdência: faça você mesmo, Descubra o mapa do Tesouro Direto, Entenda a instabilidade do Sr. Mercado e Por que os ricos preferem imóveis?

O conteúdo é bem explicativo e diversificado com situações do dia a dia, com gráficos e ilustrações. Esta leitura propicia aprofundamento em vários tópicos que qualquer cidadão deveria entender, como a questão de pagar contas por meio de prestações.

3. Educação Financeira

Obra da editora EdiPucrs, de autoria de Alfredo Meneghetti Neto e três colegas: Vilson Marchionatti, Flávio Fonseca e Leandro Rassier. O livro conta com informações sobre investimentos financeiros e tem 90 páginas. Ele aborda a educação e a liberdade financeiras, além da relação dos sentimentos com o dinheiro. É um guia prático de como encontrar e manter a saúde financeira.

4. Conquiste sua Liberdade Financeira

Escrito por Leandro Rassier, mesmo autor de Entenda o Mercado de Ações, com prefácio de Alfredo Meneghetti Neto. Publicada pela editora Elsevier, a obra mostra em 150 páginas quatro pontos principais. O primeiro aborda como organizar as finanças e fazer o dinheiro trabalhar para você.

Após, o leitor aprende quais são as melhores opções de investimento. Em uma análise crítica e prática, o autor convida à reflexão quando os empréstimos e financiamentos valem a pena. Como manter o padrão de vida na aposentadoria é o último aspecto abordado.

5. Investimentos: como administrar melhor seu dinheiro

Do autor Mauro Halfeld, publicado pela editora Fundamento, o livro instiga os leitores a descobrirem para onde está indo o dinheiro deles. Com 165 páginas, a obra identifica quais cuidados devem ser tomados ao comprar imóveis e explica métodos para você garantir seu futuro financeiro.

Trata-se de um manual prático e didático para que você entenda os mecanismos das aplicações e os investimentos financeiros para iniciantes. Ele indica como poupar dinheiro nos momentos de crise e sugere investimentos de acordo com as possibilidades de cada pessoa.

Pode ser lido por todos os integrantes de uma família para que o grupo atue em conjunto, tendo como objetivo uma vida mais tranquila economicamente.

Você vai se interessar por:

 

Gostou dos livros sobre investimentos financeiros para iniciantes? Divulgue nas redes sociais!

como lucrar vendendo cosméticos
vale a pena usar roupas de marca
quando vale a pena comprar título de capitalização
esteira ou bicicleta ergométrica
dicas para comprar uma boa esteira
investir em imóvel na planta vale a pena