Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Investimento seguro: onde investir em tempos de crise

A- A+

Está em busca de um investimento seguro para concretizar os seus sonhos e os da sua família? No Brasil, essa é a deixa para apostar na caderneta de poupança. Colocar nela o dinheiro que se pretende economizar para que renda juros é uma tradição, ainda que já seja vista com desconfiança.

Com as mudanças na economia, especialistas em finanças pessoais acreditam que deixar qualquer quantia nesse tipo de aplicação é, no mínimo, abrir mão de mais dinheiro.

“A poupança é um veículo interessante para estimular as pessoas a começarem a guardar dinheiro. Porém, o ganho da caderneta é, na sua maioria, ilusório. Ele mal corrige o avanço da inflação”, explica Pier Mattei, sócio da Monte Bravo Investimentos.

investimento seguro

Para o seu dinheiro render mais, busque alternativas à poupança. Foto: iStock, Getty Images

Mas será que existe investimento seguro como a poupança? De acordo com Mattei, o que muitas pessoas ainda desconhecem é que há alternativas tão seguras quanto a poupança, mas com um bônus importante: são capazes de render quase o dobro.

“É muito dinheiro deixado na mesa que o aplicador, seja ele pequeno, médio ou grande, não aproveita. Se uma pessoa quer aumentar seu patrimônio, deve passar longe da poupança e buscar apoio de um especialista capaz de prover a melhor solução”, defende. Você tem planos para ter um filho, comprar um carro ou viajar? Pode ser essa a dica que faltava para concretizar essa meta.

Bom rendimento no investimento seguro

Para Juliano Custodio, assessor financeiro do EuQueroInvestir.com, além da segurança, devemos buscar no mercado investimentos que se valorizem acima da inflação. “É por isso que nós afirmamos que poupança nem é investimento, pois, em momentos de crise e inflação alta, a inflação acaba sendo igual ou às vezes maior que a poupança”, destaca.

Segundo ele, maior rentabilidade não significa necessariamente maior risco, e o investimento seguro que você busca pode estar logo ali, diante de você, dependendo apenas de uma pesquisa ou conversa para ser descoberto. Poupança, CDB, LCI ou LC têm o mesmo risco, porém, a primeira opção é a de menor rentabilidade entre todas.

Investimento seguro e com garantia

Com essas informações, é natural que você queira saber que garantia de investimento seguro terá ao trocar a poupança que você possui há muitos anos por CDB ou LCI, por exemplo. Em primeiro lugar, deve se certificar de que o novo investimento será feito com uma instituição financeira apta a atuar no mercado.

Vale lembrar que até mesmo no cenário mais catastrófico possível, o seu dinheiro poderá estar seguro. Estamos falando da hipotética quebra do banco onde o investimento foi feito. Terrível, não? Só que o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) assegura que até R$ 250 mil do seu investimento estará protegido. Apenas certifique-se antes que a instituição financeira é associada ao fundo.

Apesar da segurança, é natural que uma aplicação diferente da poupança ainda seja vista com desconfiança, afinal, trata-se de uma novidade. O segredo é estar sempre bem informado.

“Um profissional que trabalhou durante muitos anos não vai simplesmente arriscar investir seu dinheiro de forma aventureira. Como ele não tem orientação, prefere imobilizar o recurso para aquilo que considera um investimento seguro. Mas tudo isso vem mudando. Hoje existem mais informações disponíveis para se consultar”, afirma Mattei.

Ganhos limitados

Depois da segurança, o que todo mundo procura é alto rendimento. No entanto, essas duas características não costumam andar juntas. Para se conseguir ganhos altos é necessária uma dose de risco. E, com o mercado atual, a recuperação em casos de perda tende a ser lenta, conforme alerta Juliano Custodio.

“Em um momento como esse, investir em aplicações oscilantes, como fundos multimercado ou ações, só é recomendado para especialistas ou para quem quer arriscar uma fatia muito pequena de seu capital, em torno de 5% ou 10%.”, alerta Custodio.

Conta garantida

Quem gosta de investir o dinheiro de forma segura, precisa sempre estar cercado das melhores opções de proteção das finanças. Você sabia que existe um serviço que oferece o pagamento total ou parcial de sua conta de celular em caso de perda de renda mensal? O Vivo Conta Garantida pode ser contratado por trabalhadores com vínculo empregatício e autônomos que, além de garantir seus pagamentos, ainda concorrem a prêmios em dinheiro.

> Vivo Conta Garantida: Assegure 3 meses de conta paga de celular em caso de desemprego

Gostou das dicas para aprender a realizar um investimento seguro e rentável? Deixe seu comentário.

como lucrar vendendo artesanato
investir em imóvel na planta vale a pena
vale a pena investir na decoração de uma casa para alugar
vale a pena ter seguro de vida
dinheiro poupança pode ser penhorado
viagens econômicas pela Europa