Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Investimento com retorno conhecido: conheça o zero coupon bond

A- A+

Um bom investidor é aquele que conhece vários tipos de aplicações, com lógicas distintas de rendimento e, assim, diversifica suas apostas, fazendo o seu dinheiro render de maneira inteligente. Na carta de investimentos, podem estar tanto opções pouco seguras, incluindo ações de alto risco, quanto outras mais conservadoras, como é o caso do zero coupon bond.

Investimento em zero coupon bond

Quem investe em LTN pode acessar o sistema online de qualquer computador. Foto: iStock, Getty Images

O que significa zero coupon bond

Os títulos classificados como zero coupon bond são aqueles que não pagam juros – o investidor receberá somente o seu valor de face na data do vencimento do papel. O valor de face é aquele que consta no certificado do título ou nota, como se fosse uma etiqueta de preço.

O preço de um título, seja ele qual for, geralmente flutua, mas quando chega a data do vencimento, é pago sempre o valor de face, mais os juros sobre esse valor. Mas como o zero coupon bond não paga juros, o investidor não recebe nada além do valor de face.

Como, então, esse tipo de investimento pode ser atrativo? O que acontece é que o título é vendido em deságio, ou seja, por um valor depreciado em relação ao valor de mercado. Isso porque quem o vende está precisando de um aporte financeiro naquele momento.

Assim, o comprador do título lucrará, na data do vencimento, com a diferença entre o valor de face e o preço pago na compra. No final das contas, o zero coupon bond representa um fluxo de caixa a ser recebido, e você já saberá exatamente quanto vai ganhar com ele – e quando.

A principal vantagem para o investidor é, portanto, a de ter um rendimento conhecido e garantido no final da operação. Ou seja, é um bom investimento para quem pode esperar até o final da operação e não precisa de liquidez imediata. Já quem vende o faz porque precisa captar recursos. Assim, aceita vender o título em deságio em troca de uma disponibilidade de caixa.

Você vai se interessar por:

LTN é zero coupon bond

Gostou da ideia de investir em um zero coupon bond? No Brasil, a opção é a Letra do Tesouro Nacional (LTN), um investimento prefixado, no qual você vai saber exatamente quanto vai ganhar se mantiver o título até a data do vencimento.

Outros tipos de notas do Tesouro Nacional são vinculados à taxa Selic, que é variável. Então, se você não está seguro de que ela vai continuar acima do rendimento que o LTN oferece, é melhor ir com a opção prefixada.

Caso você queira o rendimento total, ou seja, o valor de face, só poderá sacar o dinheiro na data de vencimento ou resgate do título. Se o investidor precisar, é possível vender a LTN antes disso, mas aí o Tesouro Nacional pagará o seu valor de mercado – que poderá até render mais dinheiro do que o previsto no momento da compra, mas não há essa garantia.

Outra vantagem da LTN é a facilidade de acesso ao sistema – todas as operações são realizadas pela internet. Para iniciar o investimento, basta ter um CPF, uma conta corrente e procurar um banco ou corretora para intermediar as suas transações. Feito isso, é só acessar o sistema e avaliar as possibilidades de compra e venda que melhor atendem suas expectativas.

 

Gosta de dicas financeiras? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito