Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Internet das Coisas promete mudar a forma de colocar as finanças em dia

A- A+

A chamada Internet das Coisas, que nada mais é do que os diversos serviços que usamos em dispositivos providos dela, está prometendo revolucionar a forma como colocamos as finanças em dia. E essa mudança não está longe: especialistas projetam que, dentro de uma década, a forma como lidamos com dinheiro hoje estará totalmente ultrapassada.

Basta olhar o exemplo do home banking para não restar dúvidas. Principalmente após a popularização do smartphone, ele tornou-se uma ferramenta amplamente utilizada. Entretanto, num futuro próximo, colocar as finanças em dia irá muito além de conferir o saldo bancário ou fazer pagamentos pela internet.

Dispositivos móveis ajudam a colocar finanças em dia

Avanço tecnológico permite soluções financeiras em breves toques em dispositivos móveis. Foto: Shutterstock

Finanças em dia no futuro

Se hoje já parece fácil utilizar as ferramentas tecnológicas, imagine daqui a dez anos. Com a Internet das Coisas, ou IoT (do inglês, Internet of Things), além de facilitar seus pagamentos, o ambiente digital também deve oferecer uma série de serviços para que você coloque as finanças em dia.

Para dar um exemplo atual, aplicativos como o Google Wallet e o Apple Pay já estão mudando a forma de pagamento digital, tornando este processo ainda mais fácil.

O sistema da Apple, sobretudo, altera as relações financeiras, uma vez que o iPhone pode ser utilizado como leitor biométrico para autorizar a transferência direto da sua conta para a loja na qual está comprando. Dessa forma, qualquer tipo de tecnologia “com fio” tende a se tornar obsoleta.

Outra tendência que promete ajudar a colocar suas finanças em dia no futuro é a dos aplicativos que, percebendo quando você está prestes a entrar no vermelho, oferecerão uma lista de opções para empréstimo, mostrando como eles poderão afetar seu orçamento.

O princípio dos aplicativos financeiros e das máquinas inteligentes é o mesmo do Google, que filtra suas buscas e oferece mais opções dentro do que você procura. Aliás, também é dessa forma que funcionam outros dispositivos inteligentes.

Internet das Coisas no dia a dia

Hoje em dia, há muitos aparelhos carregados de tecnologia. Desde óculos, relógios e tênis até eletrodomésticos, como a geladeira inteligente, já disponível no mercado. Ela avisa quando está faltando algum item, com base no que você consome com frequência.

Da mesma forma, o mercado de seguros já conta com um dispositivo – uma espécie de caixa preta – que é instalado no automóvel (com o consentimento do usuário) para monitorar a velocidade, os freios e a quilometragem percorrida.

No mundo corporativo, colocar as finanças em dia de uma forma fácil – com base na internet das Coisas – já é possível. Em julho, a Telefônica anunciou uma plataforma que permite lançar, gerenciar e rentabilizar os negócios em qualquer parte do mundo. O serviço, chamado Vivo M2M Control Center é destinado a clientes globais.

Você vai se interessar por:

Finanças a dois: confira dicas para o dia a dia

Planilha de gasto é essencial para o planejamento financeiro

Corte de gastos é prevenção diante de incertezas na economia

Economize para colocar finanças em dia

Se você gosta de economizar e ter vantagens financeiras, não precisa esperar pelo futuro. Você já pode realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso, com toda comodidade. Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular. Tudo isso sem mensalidades. Se preferir, você pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gosta da ideia de colocar as finanças em dia com a tecnologia? Comente!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria