Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Internet banking ou agência bancária: o que é mais seguro para você?

A- A+

Quem faz uso de serviços bancários conta com uma gama de opções: agências bancárias, caixas eletrônicos, internet banking e aplicativos de smartphones e tablets permitem que o correntista realize uma série de operações. Isso traz conforto ao cliente, mas a dúvida permanece: qual meio é o mais seguro para realizar a transação?

Meio offline é mais seguro, diz pesquisa

Mesmo com a maior variedade de meios online, as operações realizadas offline (sem conexão à internet), em agências bancárias e caixas eletrônicos, ainda são consideradas mais seguras pelos usuários. É o que revela uma pesquisa realizada pela Kaspersky Lab e pela B2B International.

Segundo o estudo, 54% dos entrevistados disseram acreditar que os pagamentos e operações realizados de forma offline são mais seguros do que quando efetuados no ambiente online.

Mulher buscando meio de transação mais seguro.

Ainda que meio online seja considerado menos seguro, ele é o mais utilizado. Foto: iStock, Getty Images

Ainda de acordo com o levantamento, 49% dos usuários se sentem vulneráveis ao realizar transações financeiras via internet banking e aplicativos. Também 46% acham as tradicionais “bocas de caixas” mais confiáveis do que as plataformas digitais.

Apesar do medo, a pesquisa identificou que a maioria das pessoas realiza transações online: 79% usam desktops ou laptops para pagamentos online, 52% recorrem a tablets, 45% utilizam smartphones por 45% e até mesmo as Smart TVs, com 12%, já foram usadas por entrevistados da pesquisa para realização de transações financeiras.

Mais seguro ou não, o uso dos meios online tem aumentado, confirma pesquisa encomendada pela SAP América Latina para a consultoria The Economist. A previsão é que, em 2019, cerca de 48% das operações bancárias sejam feitas dessa forma – pouco mais da metade por meio de aplicativos de smartphones e tablets.

Você vai se interessar por:

Descubra em quais meios as operações bancárias estão disponíveis

Conta digital pode ser melhor opção para não pagar tarifas bancárias

Conheça os serviços bancários que não podem ser taxados

Como tornar o sistema mais seguro

Independente do meio utilizados, sejam os mais tradicionais ou as plataformas digitais, os usuários do sistema bancário devem tomar uma série de cuidados para tornar suas operações mais seguras.

Segundo a pesquisa da Kaspersky Lab e B2B International, 20% dos usuários de ferramentas online não tomam nenhum tipo de medida básica de segurança para proteger seus dados financeiros, colocando em risco informações pessoais, senhas e dinheiro.

O levantamento aponta ainda que páginas de phishing (que coletam dados do usuário como login e senha) e trojans bancários (que interceptam informações ao invadir páginas de instituições) são os principais meios de ataque às plataformas digitais.

“Hoje em dia, é vital que os bancos invistam em tecnologia para garantir um ambiente online seguro para os clientes, atraindo os usuários mais tradicionais a adotarem também os meios digitais”, afirma um dos responsáveis pela pesquisa, Ross Hogan, da Kaspersky Lab.

Entre cuidados que devem ser tomados em ambientes online, estão as políticas de privacidade de sites das instituições bancárias, que devem trazem o ícone de um cadeado fechados em páginas de confirmações de informações pessoais e de realização de operações. Nunca faça uma transação em páginas que não tenham esse ícone.

O usuário também deve manter um comportamento cauteloso para se manter livre de fraudes ou roubos online, sentindo-se mais seguro.

Para isso, não é aconselhável que senhas sejam salvas no navegador, principalmente no caso de computadores de uso coletivo. Também evite o uso de redes de wi-fi para a realização de operações financeiras.

 

Você adota cuidados para se sentir mais seguro nas transações bancárias? Comente!

quanto custa um seguro de vida
como escolher uma seguradora de veiculos
economizar no seguro da casa
economizar no seguro do carro
melhor lugar para trabalhar
cadeiras de bebê para automóvel