Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Intercâmbio no Chile contempla algumas das melhores universidades do mundo

A- A+

Pensando em estudar no exterior? Que tal escolher como destino um país mais próximo? A escolha por fazer um intercâmbio no Chile é a realidade de muitos brasileiros que saem do país em busca de novas experiências e melhores condições de estudo.

E a razão é fácil de entender. Os chilenos são conhecidos pela valorização da educação e pela qualidade de suas instituições de ensino. Por isso, costumam estar entre os mais procurados da América Latina pelos intercambistas.

intercâmbio no chile

Para estudar no Chile, candidato deve ter proficiência em espanhol e realizar prova. Foto: iStock, Getty Images

Por que fazer um intercâmbio no Chile

Com menos de 20 milhões de habitantes, o Chile é um país pequeno com relação ao Brasil e seus mais de 200 milhões de pessoas. Mas isso não diminui as possibilidades de aprendizado e crescimento que existem por lá. Fazer um intercâmbio no Chile é ter a chance de aprender uma nova língua ou estudar em algumas das melhores universidades do mundo.

Entre elas, está a Pontifícia Universidade do Chile, melhor instituição de ensino superior da América Latina, conforme o ranking da consultoria QS. Além dela, Universidad de Chile e Universidad de Santiago de Chile também compõem a lista dos principais institutos do país, para onde vão os intercambistas que procuram as terras chilenas.

Para o estudo da língua espanhola, fazer um intercâmbio no Chile é uma possibilidade de imersão na cultura. Segundo Bruno Vasconcelos, da agência Egali, esses cursos costumam ter a duração de quatro semanas e são mais populares na região da capital, Santiago, onde as famílias se dispõem a receber os alunos e oferecem a eles a estadia, com refeições servidas na casa.

Como realizar esse sonho

Estudar e conhecer o idioma espanhol é também fundamental para a entrada nas instituições de ensino superior do país. Para fazer um intercâmbio no Chile, é preciso que você tenha proficiência na língua e realize a PSU, a Prova de Seleção Universitária. Ela só não é necessária se você solicitar uma entrada especial à instituição, que pode aceitá-lo ou não.

Para viagens comuns ao Chile, não é preciso que você faça nenhum tipo de visto e também não há exigências de passaporte, já que os países do Mercosul aceitam somente a carteira de identidade brasileiras.

Mas para fazer um intercâmbio em cursos de média e longa duração, é exigido um visto de estudante e uma carta de aceitação em algum programa de formação universitária.

Quanto custa um intercâmbio no Chile

A lei chilena determina que estudantes não podem trabalhar, independentemente do curso que frequentam. Além disso, conforme o acordo do Mercosul, é preciso ter a nacionalidade do país para trabalhar nele. Portanto, os custos da viagem precisam ser bancados com dinheiro que você tenha levado ou que seja enviado do Brasil.

Com base nos dados da Egali, um intercâmbio no Chile para a realização de curso de idiomas tem um custo médio de R$ 10 mil para quatro semanas. Nesse valor, estão inclusos os custos de moradia e aulas, que representam cerca de 50% da despesa. Os gastos também envolvem alimentação, transporte, compra de materiais e lazer.

O Chile aceita estudantes em programas de bolsas de estudos. O Ciência sem Fronteiras já mandou 32 estudantes do Brasil ao país, em cursos de graduações, doutorado e pós doutorados. Se você não tiver uma bolsa, ainda é possível que estude sem custos em alguma das 16 universidades públicas chilenas.

Você vai se interessar por:

Mantenha-se bem informado

Se você gosta de estar bem informado, que tal contar com uma central disponível 24 horas por dia, 7 dias da semana, para saber informações e realizar pequenos serviços? Com o Vivo Informa, você pode obter indicação e realizar reservas em restaurantes e casas noturnas, além de comprar ingressos para shows e espetáculos, por exemplo. É só ligar para *365 e começar a aproveitar esse serviço.

> Vivo Informa: Receba tudo sobre tempo, horóscopo, trânsito e mais

Esse artigo fez você lembrar de alguém? Compartilhe!

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito