Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Recadastramento de aposentados é anual e obrigatório

A- A+

Quem é aposentado ou pensionista e recebe benefício da Previdência Social, precisa ficar atento: uma vez por ano, o órgão exige o recadastramento de aposentados. O procedimento deve ser feito durante o mês de aniversário do beneficiário em qualquer agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou do Banco de Brasília.

Para realizar o recadastramento de aposentados, é preciso levar um documento oficial com foto e CPF. Quem estiver impossibilitado de comparecer a uma agência bancária deve ligar para o número 0800-978-23-28 ou para a Unidade de Recursos Humanos do seu órgão vinculante e solicitar uma visita domiciliar. O segurado deve também realizar a renovação da sua senha.

seudinheiro-recadastramento-de-aposentados

O procedimento deve ser feito durante o mês de aniversário do beneficiário. Foto: iStock, Getty Images

Aviso para o recadastramento de aposentados

O recadastramento de aposentados e pensionistas foi instituído em 2013 como forma de evitar pagamentos indevidos e possíveis fraudes contra a Previdência.

O processo costuma ser amplamente divulgado, mas, mesmo assim, se o beneficiário não estiver atento aos alertas, uma carta será enviada ao endereço cadastrado na instituição bancária, lembrando do compromisso. Mesmo se o aposentado ou pensionista não receber esse último alerta, ele é obrigado a realizar o procedimento.

No caso de não comparecimento, uma notificação será expedida para que o beneficiário se apresente em um prazo de 30 dias a partir do recebimento da notificação. Depois de vencido o novo prazo, quem não fizer o recadastramento pode ter o benefício cortado. O interessado deve procurar a unidade de Recursos Humanos do seu órgão de vinculação para, após esse processo, normalizar os vencimentos.

Você vai se interessar por:

Aposentadoria: quanto antes pensar nela, melhor será o futuro

Fator previdenciário: entenda como influencia sua aposentadoria

Casos especiais no recadastramento de aposentados

Algumas casos especiais também receberam atenção do governo no processo de recadastramento de aposentados. Caso o beneficiário possua mais de um vínculo empregatício (aposentado e pensionista, ou pensionista e pensionista) deverá realizar o recadastramento somente uma vez.

Caso esteja fora do país nos prazos estabelecidos para o recadastramento, o beneficiário deve encaminhar à unidade de Recursos Humanos do seu órgão de vinculação uma declaração de comparecimento expedida por órgão de representação diplomática e/ou consular do Brasil no exterior.

Proteja o seu patrimônio

Você que é aposentado e construiu um bom patrimônio ao longo da vida, deve adotar algumas medidas para proteger seus bens. O recadastramento do seu benefício é apenas uma delas. Já parou para pensar o que aconteceria para você e sua família em caso de acidente? Por meio da ACE Seguradora, a Vivo oferece o seguro para acidentes pessoais, com três opções de cobertura.

São elas: Morte Acidental, Invalidez Permanente Total por Acidente e Invalidez Permanente Total por Acidente em Veículos Particulares, Táxis ou Pedestres. Conheça mais sobre o seguro e garanta a sua proteção.

> Seguros para Você: Conheça seguros de vida e acidentes pessoais

Já fez o seu recadastramento de aposentados? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

O controle financeiro pessoal e o futebol
Planejando a aposentadoria de pessoa com deficiência
oscilações da Bolsa de Valores
como funciona a aposentadoria por invalidez
o que é previdência complementar
tempo de aposentadoria por idade