Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Iniciativa global da ONU busca promover emprego digno para jovens

A- A+

Está em início de carreira e buscando uma boa oportunidade profissional? Certamente, não é o único diante desse desafio. Preocupada com as condições de trabalho da juventude, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou neste mês uma iniciativa global para promover emprego digno e ajudar na transição entre a escola e o mercado de trabalho.

Iniciativa global visa público jovem

A ONU está apoiada em dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) de que 169 milhões de jovens (de um total de 1,8 bilhão no mundo) estão na categoria working poor – o que significa que seus rendimentos estão abaixo da linha da pobreza. A iniciativa global já está inserida na Agenda de Desenvolvimento Sustentável para 2030.

Para se ter uma ideia, em países de baixa renda, nove de cada dez jovens estão trabalhando no mercado informal, com pouca ou nenhuma proteção social. Além disso, os salários costumam ser bem menores que os dos cidadãos acima de 25 anos.

No caso das mulheres, a situação é ainda mais grave, com a média salarial 20% menor relação aos homens.

Desemprego demanda iniciativa global

Trabalho com carteira assinada garante benefícios e salário justo. Foto: Rafael Neddermeyer, Fotos Públicas

Acerte na entrevista de emprego

Se você está em busca do primeiro emprego ou de uma melhor colocação no mercado, é importante caprichar em todas as etapas do processo de seleção, a começar pela entrevista – que não raro tira o sono do candidato.

O primeiro contato com o seu avaliador é sempre muito importante. Portanto, adote todos os cuidados para causar uma boa impressão – tanto pelo que você é quanto pela apresentação pessoal.

Não sabe o que vestir? A roupa tem uma regra básica: deve estar de acordo com o cargo pretendido. Portanto, se a vaga é para office boy, fica estranho ir de terno e gravata. Da mesma forma, não se deve usar roupas que você iria para a faculdade ou balada, como calças rasgadas e camisas com aspecto amassado.

Os sapatos também dizem muito sobre o candidato. Para os homens, melhor usar o par mais novo e limpo. Para as mulheres, a dica é não usar saltos muito altos. O ambiente de trabalho requer algo mais discreto.

Para ambos os sexos, as unhas devem estar bonitas – no caso masculino, ao menos limpas e bem cortadas. A não ser que seja uma vaga para a indústria criativa, um penteado discreto também é indicado.

Atenção ao currículo

Um dos maiores questionamentos dos jovens sem experiência é o que, afinal, colocar no currículo. Não há tanto mistério aqui.

A dica é mencionar os cursos de capacitação e as experiências voluntárias. Outro fator importante são as iniciativas ligadas ao ambiente escolar, como participações em feiras de ciências, intercâmbios e outros.

Você vai se interessar por:

Emprego garantido, aprenda a poupar

A rotina profissional tende a ser bastante desgastante para o jovem, sobretudo por, geralmente, ter de conciliar com os estudos. Por outro lado, a pouca idade oferece larga vantagem em termos de poupança.

Embora seja importante usar parte do salário para investir em pequenos prazeres – como jantar fora ou ir ao cinema – é importante começar a investir o dinheiro já no primeiro emprego. Com o tempo que se tem pela frente, a chance de fazer uma boa reserva para o futuro é grande.

 

O que acha da iniciativa global por mais oportunidades de emprego? Comente!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria