Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Ingressos para Jogos Olímpicos 2016: quem tem direito a descontos

A- A+

A venda de ingressos para Jogos Olímpicos 2016 tem novas regras desde a última quarta-feira, dia 11. Publicada no Diário Oficial da União, a Lei 13.284 dá direito a idosos, estudantes e deficientes de comprar as entradas para assistir às provas e pagar um preço mais baixo por isso. A decisão altera o que foi disposto em leis anteriores.

Ingressos para Jogos Olímpicos 2016 à venda

Venda de ingressos para conferir as Olimpíadas do Rio só ocorre no site oficial. Foto: Jason Evans, COI

Descontos especiais nas Olimpíadas

O que há de mais importante na nova legislação se refere à venda de ingressos, cujas disposições compõem o Capítulo III. Como as entradas são divididas por categorias e os preços são regidos por entidades organizadoras, é possível que haja diversos tipos de desconto vigentes no período da competição, mas apenas três estão regulamentados.

O primeiro deles é o que dispõe sobre os estudantes. Toda pessoa que comprovar sua condição de estudante, através de documentos oficiais, como a carteirinha da União Nacional dos Estudantes, da Associação Nacional de Pós-Graduandos e da União Brasileira de Estudantes Secundaristas, tem direito a comprar ingressos para os Jogos Olímpicos de 2016 nas categorias de menor preço.

Já os idosos e pessoas com deficiência têm mais liberdade. Eles podem comprar ingressos em qualquer categoria ou setor do local onde as provas serão realizadas, pagando apenas metade do valor.

No caso dos deficientes, que costumam precisar do acompanhamento de algum tutor, o acompanhante também tem o direito de pagar a metade do preço.

O novo regulamento define ainda que os estádios e espaços de provas precisam oferecer um mínimo de lugares para as pessoas com deficiência. Segundo a lei, os deficientes têm direito a 4% dos espaços totais reservados, enquanto as pessoas com mobilidade reduzida – como os obesos – têm direito a 2% dos lugares.

Como comprar ingressos para Jogos Olímpicos 2016

A compra de ingressos para os Jogos Olímpicos 2016 pode ser feita através do site oficial do evento. É preciso que o interessado acesse a página e inscreva-se, informando seus dados básicos, como nome completo, número de documentação e endereço. Só depois disso é que saberá quais modalidades pode acompanhar.

É possível escolher os locais em que deseja assistir às provas, quais os esportes pelos quais se interessa e qual a data ideal. Com isso, os ingressos ainda disponíveis são divulgados.

Você pode receber os bilhetes pelos Correios ou retirar em alguma bilheteria oficial. Para pagar, o único cartão de crédito aceito é o de bandeira Visa, patrocinadora oficial dos jogos.

Você vai se interessar por:

Outras mudanças na lei

A nova legislação também dispõe sobre a segurança. Uma das suas principais definições é que cartazes, bandeiras ou faixas com mensagens que possam ser consideradas xenófobas ou preconceituosas serão proibidas nos espaços de realização do evento.

O mesmo vale para a entoação de cânticos e músicas que possam ofender os atletas e turistas de outros países. Xenofobia, racismo e qualquer outra forma de preconceito e tumulto serão punidos severamente pelas entidades responsáveis.

O uso de fogos de artifício, que podem causar graves acidentes, também estão proibidos pela lei.

 

O que achou das regras sobre descontos em ingressos para Jogos Olímpicos 2016? Comente!

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos
como pechinchar na internet
como conseguir desconto em faculdade particular