Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Independência financeira é um grande passo para jovens adultos

A- A+

A independência financeira é um sonho comum entre os jovens que querem ter o seu próprio dinheiro e tomar decisões sem a necessidade de consultar os país. Mas, ao mesmo tempo em que esse momento é aguardado com ansiedade, a sua chegada pode trazer problemas.

Afinal, é bem provável que você nunca tenha sido responsável por administrar uma conta, calcular juros, fazer todos os pagamentos em dia e ainda ter dinheiro sobrando no fim do mês. Para já não começar a fase de independência da forma errada, o primeiro passo é investir em planejamento.

Independência financeira com planejamento

O primeiro passo para iniciar a independência financeira com o orçamento em equilíbrio é conhecer as suas receitas e gastos em detalhes. Ou seja, o importante é anotar todas as despesas, mesmo aquelas que parecem pequenas. Na soma do mês, elas vão fazer a diferença. Saber qual é o destino do seu dinheiro é o melhor modo de saber quais são as mudanças necessárias.
“O site Vivo Seu Dinheiro traz planilhas simples que ajudam nessa questão. Para os jovens viciados em smartphones, há excelentes aplicativos que ajudam no controle financeiro. O mais importante de um controle financeiro é a disciplina de anotar as despesas”, explica o economista Bernardo Baggio. 
O próximo passo é identificar gastos desnecessários e pensar em como eles podem ser diminuídos ou mesmo cortados. Adequações como essa ajudam você a manter o controle das finanças e aprender a consumir de um modo mais consciente.
A independência financeira exige que você esteja sempre atento às contas e pagamentos. Foto: iStock, Getty Images

A independência financeira exige que você esteja sempre atento às contas e pagamentos. Foto: iStock, Getty Images

Cartão de crédito na independência financeira

Outro cuidado que Baggio indica é com o cartão de crédito. Ele pode ser um aliado, mas tudo depende do modo como você o utiliza. Um erro comum é ver os limites oferecidos pelo banco como um valor que está disponível na sua conta. Ao invés disso, trata-se de uma dívida com taxas altas. No fim de contas, o resultado é o endividamento.
A dica é usar o parcelamento com atenção e sempre verificar os juros envolvidos. Na maioria das vezes, o pagamento no débito vai ser mais vantajoso. Caso opte pelas prestações, o importante é não acumular diferentes dívidas. Além disso, é importante manter o pagamento da fatura em dia e ficar longe do crédito rotativo. Embora ele parece aliviar as contas de modo imediato, as taxas cobradas estão entre as mais altas do mercado.

Seguro Mulher

A independência financeira também representa um momento de pensar em você e no seu futuro. É por isso que a Vivo oferece um seguro exclusivo para a mulher. O serviço conta com coberturas para morte, morte acidental e diagnóstico de câncer, além da comodidade de contar com orientação nutricional e outros serviços. E o melhor: o seguro pode ser pago mensalmente através de sua fatura Vivo.

> Seguros para Você: Conheça seguros de vida e acidentes pessoais

Gostou das dicas sobre independência financeira? Compartilhe!

cartão inválido ou não localizado
mão aberta
levar dinheiro na viagem
Controle das emoções
Mulher recebe cobrança abusiva
É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.