Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Impressora multifuncional: veja funcionalidades de 4 modelos

A- A+

Apesar da expansão da internet e da solidificação dos arquivos digitais, a impressão de documentos ainda ocupa destaque no dia a dia. Segundo levantamento da IDC Consultoria, são impressas mais de 100 mil páginas por segundo no mundo todo, muitas delas em modelos de impressora multifuncional, que oferecem vantagens ao usuário.

O mesmo estudo da IDC supõe que, se alguém empilhasse todas as páginas que são impressas ao longo de um ano, seria possível chegar até a Lua – o que significa percorrer 356,4 mil quilômetros de distância. E se as impressoras ainda são tão utilizadas e fazem parte da rotina das pessoas, nada mais justo do que escolher o modelo correto.

seudinheiro-impressora-multifuncional

Impressora multifuncional a laser tem mais rendimento que a jato de tinta. Foto: iStock, Getty Images

Como escolher a sua impressora multifuncional

Os modelos de impressora multifuncional encontrados no mercado são laser e jato de tinta. Essa é a principal característica a ser pensada na escolha de um aparelho. Segundo a IDC, mais de 60% das impressoras do mundo são do tipo jato de tinta, mas não é delas que parte a maioria das impressões realizadas.

É que a impressora multifuncional que utiliza esse sistema costuma gastar mais material para imprimir uma única página. Assim, pode ser a opção indicada para residências, onde o volume de folhas é menor do que o de uma empresa, por exemplo, cujos documentos são impressos e arquivados ao longo de todo o dia.

Por outro lado, os modelos a laser, mesmo que menos numerosos, são os responsáveis pela maior parte das impressões. A IDC calcula que cerca de 50% dos mais de 3 trilhões de impressões realizadas por ano no mundo sejam feitas em impressoras desse tipo, mesmo que elas representem apenas 14% do total desses aparelhos.

Esses dados indicam que uma impressora multifuncional a laser tem mais rendimento do que uma à jato de tinta, ou seja, se torna um investimento financeiramente mais vantajoso para quem precisa imprimir um grande volume de páginas.

Você vai se interessar por:

Não liga ou não imprime? Veja como resolver problemas

Veja 5 objetos feitos em impressora 3D

Impressoras WiFi trazem praticidade ao escritório

4 modelos de impressora multifuncional

Canon

Com funções de impressão, cópias e escaneamento, o modelo da Canon é focado na praticidade. A tecnologia Wi-Fi embutida permite impressões à distância e sem uso de fios. Como a marca é especializada em fotografia, a tecnologia ChromaLife100+Ink é o diferencial desse aparelhos, que garante alta qualidade na impressão de imagens coloridas.

HP

A HP é uma marca já consagrada no ramo de impressoras. Com a impressora multifuncional não poderia ser diferente. O diferencial desse modelo é a presença do sistema de fax. Ainda muito utilizado para o envio rápido de documentações importantes, ele utiliza a linha telefônica para enviar documentos e foi um dos precursores do e-mail.

Epson

O modelo da Epson é um dos mais tradicionais. Conta com as três funções principais: impressora, copiadora e scanner. Ainda assim, o jato de tinta color com qualidade de 1440dpi na resolução faz a diferença no resultado final. A Epson também se destaca pela tecnologia Wi-Fi, com o aplicativo iPrint, que permite imprimir e digitalizar direto do smartphone ou tablet, sem uso de fios.

Samsung

Já a Samsung, com seu modelo a laser, aposta na produtividade. Também capaz de imprimir, copiar e escanear, essa impressora multifuncional tem um ciclo de trabalho de 10 mil páginas e funciona com toner. A Samsung garante, através do ISO/IEC 19798, que cada toner rende até mil páginas e a velocidade de produção é alta: 20 cópias por minuto.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para impressora multifuncional

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple