Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja por que é importante aprender com os erros dos outros

A- A+

É natural que, ao tentar empreender e criar algo novo, você cometa erros. Nem por isso você precisa insistir no que outros já provaram que não dá certo. Aprender com os erros dos outros é uma característica dos bons empreendedores e pode ajudar o negócio a prosperar com mais facilidade, desviando dos obstáculos já conhecidos.

Como aprender com os erros dos outros

Se você é capaz de compreender que todo erro é uma oportunidade de aprendizado, já está adiantado nesse processo de ser um bom empreendedor. Ter a consciência de que o método correto só foi descoberto após várias falhas ajuda a dar dimensão ao fato de que seguindo os caminhos que não deram certo para a maior parte das pessoas você provavelmente não vai obter sucesso.

Existem diversos métodos e técnicas, ensinados por entidades como o Sebrae, que indicam quais são os caminhos corretos a percorrer na árdua tarefa de empreender e que ajudam a evitar adversidades. Segui-los é uma forma de aprender com os erros dos outros e poupar tempo na jornada rumo ao sucesso.

Como aprender com os erros dos outros

Cedo ou tarde, empresários descobrem que falhas são parte do aprendizado. Foto: iStock, Getty Images

Casos de sucesso que nasceram do fracasso

O inglês Richard Branson, dono do Virgin Group, é um dos mais famosos casos de sucesso e insucesso entre os empreendedores. Depois de uma longa lista de empresas fundadas e falidas, uma deu certo: a gravadora Virgin Records, que deu origem ao grupo empresarial. Em seu blog, Branson ajuda os empreendedores a não cometerem os mesmo erros que ele cometeu.

Entre as 10 frases preferidas do inglês sobre fracassar, ele cita uma de autoria própria. Para Richard Branson, as pessoas deveriam abraçar as falhas de braços abertos, pois é somente através delas que se pode aprender. Isso inclui aprender com os erros dos outros, como os do próprio empresário, que investiu bilhões de dólares em empresas sobre as quais ele não sabia nada.

Você vai se interessar por:

Outro caso conhecido é do empresário Abílio Diniz, antigo dono da rede Pão de Açúcar. Ao tentar fazer uma negociação uma fusão com a Casino, empresa dona dos supermercados Carrefour, ele optou por negociar em segredo, sem firmar contrato em papel e acabou ficando de fora do negócio. Aprender com os erros dos outros, no caso de Abílio, é nunca tentar fazer grandes transações sem registros.

Economize sempre

Se você gosta de economizar sempre, pode realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso, com toda comodidade. Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular. Tudo isso sem mensalidades. Se preferir, você pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Você também aprende com os erros dos outros? Conte sua experiência nos comentários.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
Unrecognizable buying organic rice in store, blank label
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria