Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

A importância de rituais para uma empresa e a aplicação no seu negócio

A- A+

Um ritual, segundo o dicionário Michaelis, é o conjunto de práticas e regras sociais que regulam atos e ritos cerimoniais. Os rituais de uma empresa são os procedimentos pelos quais os funcionários devem passar em diversos momento da sua trajetória profissional na organização e são responsáveis por nortear o trabalho e integrar os colaboradores.

Importância dos rituais de uma empresa

Para a escritora e especialista em Administração, Maria Ester de Freitas, em seu livro Cultura Organizacional, os rituais de uma empresa são atividades planejadas que concretizam a cultura de uma organização. Eles são comuns em empresas que se preocupam com a integração dos funcionários ao grupo e com a estabilidade das relações pessoais e profissionais no ambiente

Maria Ester diz afirma, na obra, que os rituais de uma empresa são os responsáveis por comunicar a forma como as pessoas devem se portar no trabalho, sinalizam quais são os padrões aceitos pela organização, exemplificam os processos e tornam sua realização mais próxima do entendimento dos funcionários, além de liberar tensões e ansiedades, por terem, geralmente, caráter lúdico e criativo.

rituais de uma empresa

Reuniões são rituais de renovação e servem para traçar novos rumos para projetos e para a organização em si. Foto: iStock, Getty Images

Tipos de rituais

No livro Cultura Organizacional, Maria Ester de Freitas lista 6 diferentes tipos de rituais de uma empresa que são comuns no mercado e que ajudam a definir os diferentes momentos pelos quais a organização e o profissional, enquanto grupo ou indivíduo, estão passando. O primeiro deles é logo na contratação e é chamado de ritual de passagem.

A passagem, nos rituais de uma empresa, é entendida como o momento em que o novo contratado deixa de ser um estranho e é apresenta ao restante da equipe, em um evento interno ou externo. Ela é importante para que o grupo e a organização, como um todo, aceitem o novo integrante e para que ele se adapte aos novos processos de trabalho, sentindo-se realizado e confortável.

Ao longo do trabalho, rituais de reforço e reconhecimento também são importantes para manter a satisfação e a motivação dos profissionais. Premiações, títulos ou mesmo uma rodada de aplausos para o funcionário que atingiu o feito são importantes para alimentar o desejo pela superação. Eventos sociais e festas também são rituais de uma empresa, ditos rituais de integração, e aproximam o grupo.

Há ainda os rituais de conflito, onde ocorrem negociações, como aumento de salário, troca de equipe ou modificação nas tarefas do profissional. Além desses, os rituais de renovação, nos quais se discutem os novos rumos de um trabalho, caminhos e a criação de novos projetos que serão importantes para o crescimento e desenvolvimento da empresa, sendo marcados, geralmente, por reuniões.

O último dos rituais de uma empresa é o de degradação. Não se trata de humilhar ou diminuir um funcionário, mas sim de retirar o seu poder. O rebaixamento de posição ou perda de um benefício, em função de uma atitude inadequada ou por mudanças no planejamento estratégico da empresa são exemplo. O limite da degradação é a demissão do empregado.

Você vai se interessar por:

Economize sempre

Se você gosta de poupar cada centavo que ganha, pode realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso, com toda comodidade. Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular. Tudo isso sem mensalidades. Se preferir, você pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou das dicas sobre os rituais de uma empresa? Comente!

 

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria