Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Imóvel para lazer não é sonho impossível: veja como planejar

A- A+

O segredo para quem deseja adquirir um imóvel para lazer não é diferente de qualquer outro que envolva o investimento de recursos: planejamento financeiro. Afinal de contas, ter uma segunda casa ou apartamento exige dinheiro disponível e também tomar as decisões certas.

Organização para adquirir o imóvel para lazer

Diferente de uma segunda casa comprada para render aluguel, o imóvel para lazer envolve apenas mais gastos com manutenção. É por isso que tomar uma decisão como essa exige que as suas finanças estejam em equilíbrio, com folga.

“O ideal é que se tenha pelo menos uma reserva igual ou maior da que vai investir, isso porque uma família sem reserva financeira é uma família vulnerável financeiramente”, destaca o educador financeiro Reinaldo Domingos, presidente do DSOP.

Ou seja, também é preciso estar preparado para os imprevistos que podem acontecer. Para ter certeza, faça as contas e avalie os seus gastos mensais e como a compra pode comprometer o orçamento. Também não esqueça de calcular os gastos que o imóvel para lazer vai exigir a cada mês. Itens como segurança, limpeza, IPTU e energia elétrica, por exemplo, vão existir mesmo nos meses em que você permanecer longe.

imovel para lazer

O espaço externo de um imóvel para lazer faz toda a diferença. Foto: iStock, Getty Images

Como escolher imóvel para lazer

Calculou tudo e as contas fecharam? Então é hora de partir para a pesquisa. A partir do valor que você possui disponível, busque imóveis que se encaixem no padrão desejado. Não tenha pressa em buscar informações sobre o bairro ideal, o modelo de construção e mesmo os gastos que o lugar costuma oferecer.

A proximidade com supermercados também pode ser um diferencial. E se o objetivo é aproveitar os momentos de lazer, considere um local que ofereça pátio e espaço para toda a família. A segurança do imóvel é outro item que não pode ficar de lado na sua escolha.

Aproveite para conhecer lugares diferentes

Antes de fazer a compra, que tal considerar ainda outras possibilidades? Domingos ressalta que, dependendo da região, a liquidez é baixa e vender o imóvel mais tarde pode ser tarefa difícil e demorada. Se você deseja contar com o conforto que uma casa pode oferecer durante as férias, uma alternativa é alugar.

“Muitas vezes, vale mais a pena ter uma reserva financeira disponível rendendo juros e, quando quiser, curtir um final de semana ou até passar as férias em alguma casa locada“, opina o educador financeiro. Além de render menos gastos, você e a sua família ainda podem aproveitar para conhecer novos destinos.

Preserve o seu patrimônio

Depois de comprar o seu imóvel para lazer, é importante garantir que ele vai estar seguro. É por isso que, em parceria com a ACE Seguradora, a Vivo oferece o serviço Seguro Proteção Residencial. Com ele, você tem acesso a coberturas contra incêndio, raio e explosão, roubo e furto qualificado de bens, danos elétricos e responsabilidade civil familiar.

Você ainda pode contar com a comodidade e segurança de pagar seu seguro mensalmente através de sua fatura de celular Vivo.

> Seguros para seus bens: Proteção da sua casa até sua bolsa, mochila e carteira

Gostou das dicas para ter o seu imóvel para lazer? Compartilhe!

investir em imóvel na planta vale a pena
vale a pena investir na decoração de uma casa para alugar
vale a pena ter seguro de vida
dinheiro poupança pode ser penhorado
gazebo dobrável
cooperativa habitacional