Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Imóvel na planta vale a pena? Confira vantagens e desvantagens

A- A+

Está pensando em comprar um apartamento e não sabe se opta por um imóvel na planta, pronto para entrega ou usado? Popularmente, há o entendimento de que a primeira opção é mais vantajosa, mas essa não é uma regra. Do ponto de vista financeiro, a melhor escolha vai depender de fatores específicos do seu caso. Descubra quais são eles e veja vantagens e desvantagens da compra do seu imóvel na planta.

Vantagens de comprar um imóvel na planta

Um dos pontos positivos que pesam na compra de um imóvel na planta é a possibilidade de acompanhar a sua construção e adaptar alguns detalhes do projeto de acordo com as suas necessidades, sem precisar fazer reformas depois. Mas fique atento, pois essa não é uma regra e depende da construtora.

O preço a ser pago também chama a atenção. Como explica o educador financeiro do Instituto Alcance, Farney Coutinho Moreira, comprar o seu imóvel na planta costuma garantir bons descontos, além de ser uma oportunidade de investimento com retornos futuros, que podem ocorrer com a tendência de valorização do local.

“Mas, para isso, a pessoa deve ficar atenta à credibilidade da construtora, verificar outros imóveis que tenham sido construídos pela mesma empresa e se eles foram entregues no prazo. Conversar com moradores de outros imóveis construídos por ela e saber da experiência que tiveram durante a compra também ajuda”, aconselha ainda.

Outra vantagem são as características que o mercado brasileiro tem adotado para a construção. Condomínios com diversos blocos e grandes áreas de lazer  são cada vez mais comuns. Ao optar por comprar seu apartamento direto na planta, as chances de conseguir um imóvel com essas características serão maiores.

Antes de comprar um imóvel na planta, avalie todas as questões envolvidas. Imagem: iStock, Getty Imagens.

Comprar um imóvel na planta não é sempre a melhor opção. Imagem: iStock, Getty Imagens.

Desvantagens do imóvel na planta

Apesar das vantagens, considere que comprar um imóvel na planta é uma aposta e que, como tal, pode trazer riscos. O principal ponto negativo é a possibilidade de atrasos na entrega.  Por isso, o educador financeiro Ricardo Pereira indica que é importante levar em conta o potencial de valorização na planta, mas é preciso também estar atento ao prazos, que costumam ser um problema. Se você precisa se mudar em pouco tempo, optar por um apartamento que já está pronto pode ser uma aposta melhor.

Considere também o cenário econômico no momento da compra e faça projeções do comportamento de mercado para os próximos meses. Atualmente, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), utilizado para reajustar as parcelas que você vai pagar, tem subido acima da inflação, o que pode encarecer o preço final a ser pago.

Caso opte pela compra, a dica de Joana D’arc Santos Oliveira, corretora de seguros e coach financeiro, é fazer uma avaliação da sua capacidade financeira, considerando desde o momento da compra até o prazo de entrega do imóvel. Com as possibilidades de variação nos valores das prestações, guardar uma reserva financeira é um passo fundamental para não acabar endividado.

E você também está pensando em comprar um imóvel na planta? Deixe um comentário!

É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
investir em imóvel na planta vale a pena
melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito