Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Imóvel financiado pode render dinheiro com aluguel

A- A+

O imóvel financiado é uma opção para quem deseja comprar a casa próprio, mas não possui todo o dinheiro disponível. Também é um possibilidade para aqueles que desejam investir no mercado imobiliário e lucrar com o aluguel. Mas atenção, lembre-se que essa é uma decisão que exige uma análise detalhada.

Investir em imóvel financiado

Não existe uma resposta pronta quando o assunto é o investimento no mercado imobiliário. Conforme explica o economista Bernardo Baggio, trata-se de uma aplicação cíclica que, assim como todas as outras, tem seus momentos de valorização e outros em que os valores permanecem estagnados.

“Comprar imóvel financiado para locação pode ser vantajoso, mas dependerá de cada caso. Ao financiar, o investidor estará se alavancando, resumidamente estará tomando risco. Se o imóvel financiado para locação ficar vago, ele estará incorrendo em despesas com a manutenção do imóvel, e com o financiamento tomado”, pondera ainda Baggio.

Em alguns meses em que o local fique desocupado, a estratégia de investimento já pode ficar comprometida. Além dos custos já citados, o diretor da Luca Contas, Arthur Jardim Nogueira Borges, lembra que há uma questão tributária a se considerar. Afinal, o aluguel não será isento do Imposto de Renda por conta do financiamento imobiliário.

imovel-financiado

Usar o imóvel financiado para ganhar dinheiro com o aluguel é uma opção de risco, que deve ser calculada. Foto: iStock, Getty Images

Imóvel financiado deve ser avaliado com calma

Se você decidir pelo financiamento, esteja atento a alguns fatores que podem fazer toda a diferença na hora de calcular o rendimento que o imóvel proporcionou:

Manutenção: fique atento ao estado de conservação do imóvel. Afinal, você está investindo nele para alugar para outra pessoa, que irá lhe pagar conforme o estado da casa ou apartamento. Fiação elétrica, encanamento, piso e teto são itens que devem estar em ordem. Do contrário, são mais gastos para a sua conta

Localização: em geral, os imóveis próximos do centro são os que possuem rotatividade maior. Além disso, os aluguéis cobrados costumam ser atraentes para os investidores

Imóveis pequenos: não é uma regra, mas normalmente as pessoas procuram imóveis menores para alugar. A demanda é relativamente alta para imóveis mais compactos e eles acabam saindo mais em conta na hora de financiar também. Normalmente quem aluga este tipo de imóvel são pessoas solteiras que moram sozinhas ou com amigos.

 

 

Assistência é alternativa para vidraceiro e outros serviços

Ter um imóvel também exige que você esteja preparado para os imprevistos. Caso você não tenha uma reserva financeira para emergências, uma boa alternativa é fazer um seguro do local. Desta forma, urgências podem ser resolvidas de forma rápida e com garantia.

Esse tipo de assistência oferece serviços de profissionais especializados e de confiança para consertos e reparos emergenciais ou serviços de manutenção em residência. Problemas hidráulicos e elétricos, vidraceiros e chaveiros estão entre os trabalhos oferecidos pela assistência residencial.

> Vivo Multiassistência: Garanta eletricista, vidraceiro e conserto de eletrodomésticos para casa

Gostou das dicas sobre imóvel financiado? Compartilhe!

investir em imóvel na planta vale a pena
vale a pena investir na decoração de uma casa para alugar
vale a pena ter seguro de vida
não consigo pegar empréstimo
dinheiro poupança pode ser penhorado
cooperativa habitacional