Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Imóvel como investimento: descubra se vale a pena

A- A+

Um hábito financeiro consagrado pelos brasileiros é enxergar o imóvel como investimento. Pessoas que querem garantir uma renda extra, ou até mesmo a aposentadoria, apostam na compra do bem para lucrar com o aluguel.

Há alguns anos o brasileiro acompanhou um forte aquecimento no setor imobiliário. Por conta disso, muita gente passou a investir em aluguéis. Mas será que atualmente esse ainda é um bom negócio?

Desvalorização do setor

Essa movimentação no setor também foi percebida pelas instituições financeiras, que colocaram no mercado novas linhas de financiamento, com facilidades e maior volume de crédito disponível. O governo federal também lançou o programa Minha Casa, Minha Vida, viabilizando a casa própria para milhões de brasileiros.

imovel-como-investimento

Momento é delicado para quem busca ingressar no mercado imobiliário. Foto: iStock, Getty Images

O fortalecimento do setor imobiliário gerou uma valorização crescente dos imóveis a partir de 2009. Entretanto, esse crescimento caiu pela metade em 2014, em comparação ao ano anterior, conforme dados do índice FipeZap, que avalia o comportamento imobiliário em 20 cidades brasileiras.

Em 2013, o valor médio do metro quadrado subiu 13,74% contra apenas 6,7% em 2014. Foi a menor valorização anual registrada desde julho de 2012, data em que o índice FipeZap passou a acompanhar 20 cidades. Em outras palavras, é preciso pensar duas vezes antes de comprar um imóvel como investimento.

Por que adotar imóvel como investimento

Levando-se em conta o aumento da população em todas as cidades brasileiras, a demanda por moradia aumentou nos últimos 50 anos. Na contramão da inflação no país, os investidores sempre preferiram esse tipo de ativos na hora de decidir onde aplicar suas economias.

Porém, nos últimos anos, o mercado imobiliário deixou de ser lugar de peixe grande apenas e abriu espaço para investidores de todos os bolsos e tamanhos. Assim, acabou se tornando um espaço bastante disputado em que para ganhar dinheiro é preciso tomar alguns cuidados antes de partir para a prática do imóvel como investimento.

É preciso compreender, primeiramente, que adotar um imóvel como investimento requer tanta dedicação e pesquisa quanto investir na Bolsa de Valores, por exemplo. Isso porque esse segmento passou por severas mudanças nos últimos anos e somente pessoas qualificadas conseguem se destacar, identificando boas oportunidades e transformando-as em lucro.

Imóvel como investimento é seguro?

Embora seja caracterizado pelos especialistas como um ativo de baixa lucratividade quando comparado com aplicações mais arriscadas, o imóvel como investimento ainda é considerado um porto seguro que pode ser utilizado para reserva de dinheiro em períodos de crise financeira, como alta inflação e outras políticas de governo que afetem os investimentos de renda fixa.

Preserve o seu patrimônio

Se você está buscando ingressar no mercado imobiliário, uma boa ideia é prestar atenção em seguros residenciais. Em parceria com a ACE Seguradora, a Vivo oferece o serviço Seguro Proteção Residencial. Com ele, você tem acesso a coberturas contra incêndio, raio e explosão, roubo e furto qualificado de bens, danos elétricos e responsabilidade civil familiar. Você ainda pode contar com a comodidade e segurança de pagar seu seguro mensalmente através de sua fatura de celular Vivo.

> Seguros para seus bens: Proteção da sua casa até sua bolsa, mochila e carteira

Gostou das dicas para investir em imóveis? Compartilhe!

como lucrar vendendo artesanato
É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
investir em imóvel na planta vale a pena
vale a pena investir na decoração de uma casa para alugar
vale a pena ter seguro de vida
dinheiro poupança pode ser penhorado