Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Imóveis sustentáveis devem receber desconto no IPTU em São Paulo

A- A+

O cuidado com o meio ambiente ganha cada vez mais força na construção civil. São Paulo é um exemplo: em breve, quem investe em imóveis sustentáveis na cidade pode ganhar desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

Em outubro, a prefeitura da capital paulista anunciou uma proposta para alterar a lei do IPTU. Com a mudança, a tabela do imposto dedica um bônus para imóveis sustentáveis. O projeto ainda será encaminhado para votação na Câmara dos Vereadores.

Na prática, se aprovada, a lei dará descontos para itens sustentáveis de arquitetura, a exemplo de energia fotovoltaica, água de reúso e teto verde. Juntando todos os itens, o desconto pode chegar a 12%.

Imóveis sustentáveis estão cada vez ganhando mais espaço no mercado.

Cidades brasileiras planejam descontos no IPTU para os imóveis sustentáveis. Foto: iStock, Getty Images

A ideia da prefeitura de São Paulo é incentivar as construções ecologicamente corretas, ou seja, que minimizam os danos ao meio ambiente.

E a capital paulista não é a única: a cidade de Salvador também anunciou desconto no IPTU, que pode chegar a 10%, a partir de 2016. No caso da capital baiana, já foi assinado um decreto que regulamenta o chamado Programa de Certificação Sustentável, o IPTU Verde.

O que são imóveis sustentáveis

Para que um imóvel seja considerado sustentável, ele precisa reunir dispositivos e materiais  que contribuam para a economia de recursos naturais e para a redução do lixo que será gerado no local. Conheça algumas opções:

Energia fotovoltaica

É a famosa energia solar. Por meio da instalação de um sistema, é possível captar a energia da luz solar e injetar na rede elétrica, operando conjuntamente. A economia alcançada pode chegar a 90%. Mas esse é um dos equipamentos de maior custo de instalação nos imóveis sustentáveis.

Iluminação natural

Projetos que valorizam a iluminação natural, ou mesmo janelas maiores, trazem uma economia significativa na conta de luz e também geram menor desperdício de água nas hidrelétricas – onde é produzida a energia que chega às nossas casas.

Reaproveitamento de água

Os sistemas de captação e reaproveitamento de água das chuvas são uma das formas mais inteligentes de poupar esse recurso.

Vaso inteligente

O vaso sanitário com acionamento duplo permite uma economia de até 36 litros de água por dia. Ele possui dois botões – um que utiliza menos água para líquidos, e outro que libera mais água para resíduos sólidos.

Teto verde

Nada mais é do que cobrir com terra e grama o teto do imóvel. Trata-se de uma medida simples que reduz significativamente a necessidade de uso do ar condicionado, pois mantém o isolamento térmico da residência.

Materiais verdes

O uso de madeira certificada é uma das características de um imóvel sustentável. Isso significa que o material passou por um processo de auditoria, comprovando que não é fruto de desmatamento.

Você vai se interessar por:

Móveis com desconto

Se você está construindo, logo precisará pensar na mobília. A pesquisa de preços é fundamental e, para conseguir valores mais em conta, nada melhor do que utilizar os cupons de desconto. Há sites especializados nisso, como o Vivo Descontos, que envia a seus clientes as melhores promoções do e-commerce no Brasil.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

O que acha do benefício aos imóveis sustentáveis? Comente!

feiras de trocas
metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos
como pechinchar na internet