Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

IGP-M é a base para o reajuste de aluguéis

A- A+

O Índice Geral de Preços do Mercado é uma das formas utilizadas no país para medir a inflação. Para isso, ele registra os preços dos mais diversos bens de consumo e produção. Mais conhecido apenas como IGP-M, é ele o responsável por fornecer os números para o reajuste de contratos como o de aluguel.

Como funciona o IGP-M

O IGP-M é apenas uma das versões do Índice Geral de Preços (IGP), explica o presidente da Federação Nacional dos Corretores de Imóveis, Joaquim Ribeiro. Medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), os preços dos mais variados produtos e matérias-primas são levados em conta na hora de definir a porcentagem. A pesquisa de preços é feita entre o dia 21 do mês anterior até o dia 20 do mês atual.

O cálculo considera três índices: o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA-M), o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-M) e o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M). Eles possuem pesos de 60%, 30% e 10%, respectivamente, sendo que o resultado é obtido a partir de uma média ponderada.

O IGP-M serve como base para determinar os reajustes de preços de imóveis alugados. Foto: iStock, Getty Images

O IGP-M serve como base para determinar os reajustes de preços de imóveis alugados. Foto: iStock, Getty Images

IGP-M e os contratos de aluguel

No meio imobiliário, ele serve como principal indexador dos contratos de aluguel referentes a imóveis residenciais e também comerciais, destaca o corretor de imóveis Edmar Dantas Silva Junior, também conhecido como Parlare. A partir do índice resultante do ano, os proprietários fazem o cálculo de qual vai ser o novo valor cobrado do inquilino.

Ou seja, o cálculo é feito com base na soma dos valores do índice acumulados ao longo dos 12 meses anteriores ao mês de aniversário do contrato. Se o contrato vence em abril, ele leva em consideração o acumulado entre os meses de abril do ano anterior até março do ano corrente.

Atualmente, estima-se que cerca de 90% dos contratos de aluguéis utilizem o IGP-M como referência. No mês de julho, por exemplo, a inflação medida pelo índice subiu para 0,69%. Em junho, o número havia sido de 0,67%. No ano, a alta acumulada é de 5,05%.

Outras funções do índice

Além de ser usado como referência para a correção de preços contratuais, como as de aluguéis, o IGP-M possui ainda outras funções. Uma delas é ser um indicador macroeconômico que representa a evolução do nível de preços e o momento vivido pelo país.

Segundo a FGV, ele é ainda utilizado como deflator de valores nominais, que permite visualizar as oscilações monetárias e realizar comparativos para determinar o preço real dos produtos.

Assistência em emergências

Quer mais segurança e tranquilidade para a sua casa? Com o Vivo Assistência Casa e Auto, você conta com serviços de eletricista e encanador para sua casa, socorro mecânico para seu automóvel e chaveiro para os dois, sempre que precisar, por apenas R$ 5,90 por mês.

> Vivo Assistência Casa e Auto: Garanta socorro mecânico em emergências

Gostou das informações sobre o IGP-M? Compartilhe!

Saiba como ganhar uma renda extra com aluguel
sair da casa dos pais
vale a pena investir na decoração de uma casa para alugar
dividir aluguel com alguém
não consigo pagar o aluguel
como calcular a reforma de um apartamento