Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Home theater: conheça e veja quando comprar

A- A+

Gosta muito de cinema e quer ter uma experiência completa em som e imagem em casa? Talvez esteja na hora de você considerar a compra de um home theater. A tecnologia avançada e as diversas caixas de som espalhadas pela sala permitem que o usuário perceba os sons com clareza e se sinta inserido na cena que assiste.

As funcionalidades do home theater

O conjunto de equipamentos que compõem um home theater é formado por um aparelho de DVD ou Blu-Ray, um receptor de som e caixas de som, preferencialmente 3 grandes e 2 pequenas. Esse sistema possui uma sequência de funcionamento criada para dar ao usuário a sensação de fazer parte da situação que está sendo exibida na televisão, o último componente do conjunto.

O ideal é que as três caixas de maior tamanho estejam posicionadas na frente do espectador. Elas são responsáveis pelos sons principais, como a fala dos personagens de um filme ou os sons e a voz de um cantor em um show. Quando a ação da imagem acontecer do lado direito, o som será emitido na caixa que estiver à direita. O mesmo vale para as ações no lado esquerdo.

Home Theater

O Home Theater permite que o telespectador se sinta dentro do filme que assiste. Foto: iStock, Getty Images

Uma das caixas fica no meio, para garantir que o som se espalhe de maneira uniforme por todo o ambiente. Já as caixas pequenas devem ficar atrás da pessoa que está assistindo. É através delas que são emitidos os sons de fundo, como as sirenes em um série policial ou os sons emitidos pela torcida em uma partida de futebol.

Essa distribuição sonora é feita pelo receptor de som, uma espécie de central do home theater. É ele que define qual a caixa que emitirá cada som. Como a qualidade de áudio é o grande diferencial desse tipo de aparelho, é importante estar focado nas caixas de som e no receptor. A qualidade de imagem é definida pela resolução do seu televisor.

Quando o home theater vale a pena

Apesar de ainda não ser um equipamento tão acessível, o home theater já teve uma grande queda de preço. Os valores são definidos pela potência dos alto-falantes e o número de canais de áudio do equipamento, podendo variar em uma faixa de preço que vai de R$ 340 e R$ 3 mil. A escolha depende da sua necessidade.

O investimento em um aparelho desse tipo só valerá a pena se você assiste, com frequência, a filmes e programas televisivos que exigem um diferencial no desempenho de som. Fãs de filmes de ação, por exemplo, justificam o gasto com um home theater. Esse tipo de produção exige uma experiência de som diferença. O áudio é tão detalhado quanto as imagens e faz com que o espectador tenha uma imersão completa na cena.

Os apreciadores de shows também podem investir sem medo em um aparelho do tipo, prestando atenção na qualidade das caixas principais, pois são elas que emitem as notas mais importantes da música. Para shows acústicos, os alto-falantes secundários também são importantes, pois emitem o áudio do ambiente em que o show foi gravado, como a plateia.

Já no caso dos esportes, o home theater é importante por reproduzir o ambiente do estádio ou da arena., principalmente no caso do futebol. Os gritos e cânticos da torcida são reproduzidos com mais detalhamento. Quando os televisores possuem função futebol, a qualidade do som fica ainda melhor e mais realista.

Compre com facilidade e segurança

Se você está pensando em comprar home theater pela internet, uma boa ideia é conhecer o Vivo Compras. O serviço reúne ofertas de lojas virtuais de varejistas consolidados no mercado. É possível encontrar produtos de cozinha, eletroeletrônicos, móveis, além de passagens aéreas, pacotes e hotéis, e comparar preços de mais de 60 mil itens.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para home theater

Tem outras dicas para escolher home theater? Deixe nos comentários!

Pokémon Go
metas de curto médio e longo prazo
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
seudinheiro-Compras-de-supermercado