Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Hoje é sexta-feira: aprenda a economizar no final de semana

A- A+

Depois de uma longa semana de trabalhos e compromissos, hoje é sexta-feira e o que você mais quer é aproveitar a folga, certo? Mas antes de sair para o final de semana e gastar mais do que pode, vale pensar duas vezes.

Ir na melhor festa da cidade ou aproveitar as promoções do shopping podem ser opções tentadoras, mas que pesam no bolso. A dica é não deixar de lado o bom senso – e nem o planejamento.

Hoje é sexta-feira e o que você mais quer é aproveitar a folga.

Sua festa no fim de semana fica ainda melhor quando há planejamento financeiro. Foto: Shutterstock

É sexta-feira, dia de economizar

Controlar os gastos do final de semana é um passo importante para manter o equilíbrio do orçamento. Com o tempo livre, é normal que você acabe gastando um pouco a mais – o limite está em saber administrar esse adicional.

Não é preciso abrir mão dos momentos de lazer que você quer aproveitar com a família. Para o coach financeiro Rodrigo Marroni, o segredo é incluir tudo no planejamento mensal.

“Independente de quanto você ganhe ou do seu saldo no final do mês, é necessário ter um orçamento para cada área da sua vida. E o lazer é onde as pessoas acabam errando. No início do mês, sempre calcule quantos finais de semana terá no mês e quais as possíveis ‘saídas’ que irá fazer”, aconselha Marroni.

Pense o orçamento antes

Quando chega a sexta-feira, falar em organização das finanças não costuma convencer. Por isso, a dica é preparar tudo antes e depois ter tempo livre para aproveitar. Com o fim de ano chegando, vale o cuidado redobrado. Além do final de semana, ainda é preciso somar os gastos com os feriados, por exemplo.

O primeiro passo é classificar as suas despesas entre essenciais e supérfluas. Na primeira categoria, ficam todas aquelas que não podem ser cortadas, como aluguel ou a prestação da casa própria. Na segunda, fica o lazer.

Depois, avalie quanto do seu orçamento mensal é utilizado para pagar as contas essenciais e some ainda a quantia que você pretende economizar mensalmente para acumular uma reserva financeira.

O valor que sobrar é aquele disponível para fazer compras e aproveitar o final de semana. Você pode não saber com muita antecedência quais vão ser os planos para quando a sexta-feira chegar, mas pelo menos tem uma estimativa do quanto pode gastar.

Ou seja, pode adequar os planos à realidade do orçamento – e ficar longe das dívidas. Se decidir gastar um pouco a mais em um final de semana, já sabe o quanto precisa compensar no outro.

Tudo depende de pesar as suas prioridades e estar sempre atento aos números da sua conta bancária. Assim, você chega ao início da próxima semana com as contas em dia.

Você vai se interessar por:

Organize suas finanças

Quer aprender a usar o seu dinheiro de um jeito mais inteligente e manter as contas sempre em dia? Conheça o Vivo Finanças Pessoais. Com ele, você receberá mensagens e participará de jogos que lhe ajudarão a utilizar o seu dinheiro de uma maneira inteligente, controlar seus gastos e poupar. E você ainda concorrerá a sorteios diários.

> Vivo Finanças Pessoais: Receba dicas por SMS e concorra a R$ 2.500 todos os dias

É sexta-feira: já organizou o orçamento para o final de semana? Comente!

vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças
vale a pena comprar no crediario