Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Happy hour econômico ao seu alcance: veja as melhores dicas

A- A+

Seu grupo de amigas e amigos quer se reunir depois do trabalho, mas ninguém pode gastar muito, afinal, vocês são jovens e o salário ainda é pequeno. A solução é o happy hour econômico. Mas como aproveitar esse momento com inteligência financeira?

Amigos em um happy hour econômico

Local, dia e horário do encontro são fatores que influenciam muito na economia. Foto: iStock, Getty Images

Como fazer um happy hour econômico

A receita da economia, como em todas as áreas da vida, passa pelo planejamento. Para economizar no happy hour, planejem com alguns dias de antecedência essa saída com a galera do escritório. Dessa maneira, vocês podem combinar o transporte de ida e volta.

Evite ir de carro para não gastar com estacionamento, gasolina e parquímetro, por exemplo. Dividam um táxi ou chamem o Uber para rachar a corrida. Com a violência atual, essa medida acaba sendo também mais segura para todos vocês.

Para o happy hour econômico, convém deixar de lado aquele lugar mais badalado do momento, onde os itens do cardápio são mais caros justamente para aproveitar o boom de clientes. Não raro vocês ainda poderão ter que pagar algum couvert artístico.

Como o motivo do encontro é conversar e confraternizar, vocês não precisam ir a uma casa com show ou música alta para dançar.

Escolham algum barzinho menos tradicional, de preferência próximo ao ponto de partida da galera. Nesses locais de menor fama, a bebida e a comida costumam ser mais baratas.

Se der para ir a pé, melhor ainda. O que seria investido no meio de transporte fica guardado no seu bolso. Mas, obviamente, não exagerem. Não coloquem suas vidas em risco andando pela cidade em ruas desertas e sem iluminação, especialmente à noite.

Outra dica é evitar jantar no barzinho, pois os pratos servidos geralmente são petiscos (polenta, pastel, picadão) ou lanches (xis, bauru). Na hora de pagar a conta, você percebe que ainda está com fome e que os pedidos saíram mais caros do que uma comida tradicional.

Quer mais uma dica? “Alimente-se em algum local mais barato antes de começar a beber”, recomenda o economista Bernardo Baggio.

Confira as oportunidades de economia

Para Baggio, um fator fundamental para economizar no happy hour é a galera controlar pela internet os cupons de descontos dos sites e as promoções – muitas vezes, elas são publicadas perto da meia-noite.

Muitos sites de compra coletiva, inclusive, oferecem cupons para jantares em restaurantes e até mesmo naquele lugar badalado da moda. Vale calcular quanto vocês gastariam no barzinho da esquina do trabalho, em um outro que precise de transporte e nessa opção que está em alta entre os frequentadores.

A comparação vai ajudar a bater o martelo, avaliando se realmente aquele cupom de desconto é vantajoso ou não. Lembre-se de contabilizar a bebida, que costuma ser bem mais cara nos pontos onde estão ocorrendo as promoções.

Dia para o happy hour econômico

Para Baggio, fazer o happy hour de segunda a quarta, dias não tão movimentados, pode render menos gastos nos bares e restaurantes. “Muitos fazem abatimentos nos pratos e bebidas do cardápio nesses dias, uma vez que são tradicionalmente mais vazios”, comenta.

Ele ainda aponta que adiantar o horário do encontro entre o grupo de amigos e amigas pode ser outra alternativa para o happy hour econômico. Afinal, é comum os estabelecimentos promoverem ações para os momentos em que o lugar não tem pico de movimento.

Descubra onde estão acontecendo promoções, como as que oferecem petiscos pela metade do preço em determinados dias e horários. O mesmo ocorre com rodadas de chope em inúmeros barzinhos. Com programação, fica mais fácil se divertir gastando menos.

Você vai se interessar por:

Melhores promoções com descontos

Quer fazer as suas compras pagando menos? Para aproveitar as melhores promoções, conheça o Vivo Descontos. Com esse serviço, você terá direito a cupons de desconto e promoções em restaurantes e lojas das melhores marcas do Brasil. Ao se cadastrar, você recebe ofertas exclusivas com link direto para página e ainda dicas básicas de planejamento financeiro para planejar melhor seus gastos e fazer seu dinheiro render mais.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Gostou das dicas para um happy hour econômico? Compartilhe!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
vale a pena economizar
dividir aluguel com alguém