Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Veja por que o hábito de esconder gastos é ruim para um relacionamento

A- A+

Pode parecer que só acontece em novela, mas a verdade é que esconder gastos do cônjuge faz parte da realidade de diversos casais brasileiros. Acontece que esse hábito é negativo para a saúde do relacionamento, afinal, ele deve se basear na honestidade. Além disso, o equilíbrio das finanças da família também pode ser prejudicado.

Brasileiros têm costume de esconder gastos

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) apontou em uma pesquisa que três em cada dez brasileiros têm o hábito de esconder gastos dos seus companheiros. Segundo o estudo, até mesmo as pessoas que afirmam compartilhar as informações sobre todas as contas fixas que pagam estão inclusas no grupo que tem por costume mascarar os próprios gastos.

A pesquisa também apontou quais são as principais compras omitidas por quem costuma esconder gastos. No caso das mulheres, 62% dizem que escondem as roupas que compraram, 60% citam os calçados e 49% omitem as compras com maquiagens, perfumes e cremes. No caso dos homens, 24% escondem gastos automotivos, 23% omite gastos com jogos e 15% com cigarros e bebidas.

As táticas utilizadas, no entanto, não mudam muito entre homens e mulheres. Para esconder gastos do companheiro, 27% dos entrevistados dizem pagar as contas com dinheiro e sem deixar rastros. Outros 16% dizem que não deixam o parceiro ver o extrato da conta ou a fatura do cartão de crédito. Por fim, 14% chegam em casa antes do cônjuge, para guardar os produtos sem que ele veja.

esconder gastos

Permitir que o parceiro tenha acesso aos seus gastos é voto de confiança e ajuda no equilíbrio financeiro. Foto: iStock, Getty Images

Sinceridade e saúde financeira

O que mais preocupa é a motivação utilizada para esconder gastos do parceiro. A maior parte dos entrevistados pelo SPC Brasil dizem que tomam essas atitudes para evitar brigas. O que muitos deles não sabem é que esse tipo de comportamento pode dar início a uma complicação muito maior. Segundo o site ParPerfeito, 51% das mulheres brasileiras acham que descobrir uma mentira do parceiro é motivo para terminar o relacionamento. Entre os homens, o percentual é de 35% dos homens.

Além de por a relação em risco, você também arrisca as suas finanças quando opta por esconder gastos do seu parceiro. Segundo a metodologia de educação financeira da DSOP, um bom planejamento familiar é aquele que leva em consideração todos os gastos das pessoas da casa e ajusta as despesas ao orçamento geral, que soma os rendimentos de toda a família.

Você vai se interessar por:

Compre com tranquilidade

Para quem usa o cartão com consciência e aproveita todos os seus benefícios sem comprometer o bolso, falta só escolher aquele que mais se adapta às suas necessidades e exigências.

Com os Cartões de Crédito Vivo, você pode parcelar em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo e somar pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza. Oferecidos em parceria com o Itaú e o Santander, eles também dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

E você, tem o hábito de esconder gastos? Comente.

como lucrar vendendo cosméticos
vale a pena usar roupas de marca
quando vale a pena comprar título de capitalização
esteira ou bicicleta ergométrica
dicas para comprar uma boa esteira
investir em imóvel na planta vale a pena