Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Guia de compras: veja como usar melhor o cartão de crédito

A- A+

Ele é só um pequeno pedaço de plástico que oferece crédito na compra quando você precisa. Ainda assim, há quem se engane ao considerá-lo como o vilão das finanças. O cartão de crédito é uma ferramenta útil quando usada com consciência. Quer saber como? Veja um guia de compras que esclarece seus direitos, deveres e dicas para comprar melhor.

Cartão de crédito é uma ferramenta muito útil quando usada com consciência.

É importante pagar a fatura do cartão em dia para fugir dos juros. Foto: iStock, Getty Images

Siga o guia de compras com cartão

Embora o cartão de crédito já tenha se tornado uma ferramenta popular, ainda há muitas dúvidas sobre o seu uso. Por isso, a missão do guia de compras é trazer os principais esclarecimentos ao consumidor. Confira as principais dicas:

Valor mínimo

Conforme o Procon-SP, não há valor mínimo para as compras no cartão, assim como não pode haver diferença em relação ao preço praticado na gôndola. Compras no débito ou no crédito são consideradas à vista.

Juros

Ainda segundo o Procon-SP, não há teto para a cobrança de juros. Em outras palavras, não há limite para cobrança. Portanto, é importante pagar a fatura em dia – e integral – para evitar o endividamento.

Documentos

O estabelecimento comercial tem o direito de solicitar um documento com foto para comprovar a identidade do consumidor. É uma medida de segurança. Por outro lado, o preenchimento de cadastro e fornecimento de dados não é obrigatório.

Problemas na fatura

Quando há atraso na chegada da fatura, assim como cobranças indevidas, a melhor atitude é procurar a operadora do cartão e solicitar as devidas correções. No caso de atraso, você pode pedir o código de barras ou um novo boleto por e-mail.

Preparação para compras

A Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (Abecs) disponibiliza uma cartilha virtual, que funciona como um guia de compras para os usuários de cartão.

A entidade chama a atenção para os cuidados antes de comprar, tais como conferir o limite de crédito, verificar se o valor está no seu orçamento e, no caso de comprar em prestações, incluir as demais parcelas no orçamento dos meses seguintes.

Cuide o limite

Especialistas indicam que o limite do cartão nunca ultrapasse 50% da renda mensal. É importante lembrar também que ele não deve ser contabilizado como salário. Antes de qualquer coisa, é uma conta a pagar.

Você vai se interessar por:

Estorno do cartão de crédito: entenda o que é e como é feito

Saiba como negociar dívida do cartão de crédito

Saiba como entrar em contato com sua administradora de cartão de crédito

Cartão de crédito em alta

As operações no cartão de crédito não param de crescer. Somente em março deste ano, o volume monetário foi de R$ 53,591 milhões.

O montante corresponde a uma alta de 14,6%, na comparação a março de 2014, conforme a Abecs. De janeiro a março, foram movimentados R$ 163,305 milhões no crédito.

Aproveite os benefícios

O cartão de crédito é uma das ferramentas mais seguras de compra, tanto para o consumidor quanto para o estabelecimento. Ao utilizar com consciência, você pode aproveitar as vantagens como programas de milhagem e bônus para aquisição de produtos.

Com os Cartões de Crédito Vivo, você pode parcelar em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo e somar pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza. Oferecidos em parceria com o Itaú e o Santander, eles também dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Que tal seguir o guia de compras com cartão de crédito? Compartilhe!

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito