Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Graduação em Portugal: Universidade do Algarve prorroga inscrições para brasileiros

A- A+

Estudantes brasileiros que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) podem usar a nota obtida na prova para se candidatarem à Universidade do Algarve, de Portugal. A instituição de ensino oferece mais de 300 vagas em 42 cursos.

Mas é preciso ficar atento, pois o período de inscrições já foi prorrogado e se encerra no dia 28 de janeiro. Confira como funciona o processo seletivo e descubra se vale a pena tentar a aplicação.

Universidade do Algarve oferece vagas para 42 cursos

Situada ao sul de Portugal, em uma região litorânea procurada por turistas da Europa, a Universidade do Algarve (UAlg) tem sua sede na cidade de Faro, capital do Algarve.

A instituição possui uma estrutura completa, com salas de aula e de estudo, laboratórios para atividades de ensino e pesquisa, biblioteca, sinal wifi em todos os campi e alojamento para mais de 600 estudantes, além de atividades culturais e desportivas.

Universidade do Algarve oferece vagas para brasileiros que fizeram o ENEM.

Inscrições vão até o dia 28 de janeiro. Foto: Divulgação, Universidade do Algarve.

Em 2014, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) firmou uma parceria com instituições portuguesas, e é por isso que os alunos brasileiros podem se candidatar com a nota obtida no ENEM.

Trata-se de boa oportunidade para quem deseja fazer um intercâmbio na Europa, mas não pretende atrasar a formatura. Isso porque, mesmo que o aluno não se forme em Portugal, na maior parte das vezes é possível aproveitar as disciplinas estudadas na Universidade do Algarve em cursos das instituições brasileiras.

Outro destaque fica por conta das possibilidades para o futuro: os diplomas conferidos pela UAlg são reconhecidos em todos os países da União Europeia, o que permite aos estudantes realizarem uma pós-graduação em qualquer universidade da Europa

Mas é preciso entender que a Universidade do Algarve não está oferecendo bolsas aos estudantes brasileiros, e sim oportunidades para alunos estrangeiros. Em outras palavras: é preciso pagar pela matrícula normalmente. A anuidade para o ano letivo de 2016/17 varia entre 2000 e 3500 euros.

A universidade oferece vagas para 42 cursos em seis áreas de formação:

– Arte, Comunicação e Património

– Ciências Sociais e da Educação

– Ciências da Terra, do Mar e do Ambiente

– Ciências e Tecnologias da Saúde

– Economia, Gestão e Turismo

– Engenharias e Tecnologias

A relação completa com o número de vagas disponíveis para cada curso pode ser consultada no site da universidade.

Você vai se interessar por:

Como se inscrever para a Universidade do Algarve

Estudantes brasileiros podem usar a nota obtida no ENEM para se candidatarem às vagas. A UAlg exige um mínimo de 500 pontos na prova de redação e pelo menos 475 pontos em cada uma das provas restantes para considerar válida a aplicação.

O processo seletivo ocorre totalmente online, e o formulário de inscrição pode ser preenchido no site da universidade. A primeira fase de apresentação de candidaturas foi prorrogada até 28 de janeiro de 2016, em virtude do atraso na divulgação das notas do Sisu. Por isso, fique atento aos prazos.

Se ainda restaram dúvidas a respeito do assunto, você pode entrar em contato com a Universidade do Algarve pelo telefone 00 351 289 800 117, ou pelo e-mail  internacional@ualg.pt. Mais informações para estudantes internacionais podem ser acessadas na página de perguntas e respostas da instituição.

E aí, gostou da matéria? Então ajude a divulgar o artigo compartilhando o link com seus seguidores nas redes sociais. Se você tem alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto, deixe um comentário abaixo e contribua com a troca de ideias.

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito