Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Gosta de comprar usado? Veja 13 itens que não valem a economia

A- A+

Não há dúvidas de que comprar usado é sinônimo de economia. Afinal, gasta-se menos com itens de segunda mão, muitas vezes bem conservados e funcionando plenamente.

Entretanto, alguns produtos podem não compensar ou mesmo oferecer riscos quando sua vida útil já está próxima do fim. Você sabe identificar quais são eles e que problemas podem aparecer?

13 itens que não vale comprar usado

Confira na relação abaixo 13 itens que não costumam render bons negócios quando comprados usados.

Liquidificador

Comprar usado liquidificador

Por questões de higiene e eficiência, liquidificador usado não vale o investimento. Fotos: iStock, Getty Images

Quando alguém resolve se desfazer desse eletrodoméstico, é provável que tenha feito uso incorreto, comprometendo o funcionamento. O excesso de peso é o mais comum. Além disso, alguns restos de comida podem ficar em locais não visíveis.

Utensílios de cozinha

Comprar usado: utensílios de cozinha

Quando tiver aparência de novo, ok. Mas quando é perceptível que foram bastante usados, é melhor evitar. Nunca se sabe quais bactérias ou produtos químicos ficaram entranhados em arranhões na tábua de carne. Nesse caso, mesmo com o preço baixo, não compensa comprar usado.

Aspirador de pó

Comprar usado: aspirador

Quando alguém vende, geralmente ele já não limpa como antigamente. Para evitar prejuízos, melhor comprar um novo.

Capacete de moto

Comprar usado: capacete

Ainda que pareça novo, caso tenha sofrido alguma queda, pode ter a parte interna danificada. Isso pode fazer a diferença entre ele salvar sua vida ou quebrar em diversos pedaços em um acidente. Melhor nunca comprar usado.

Pneus de carro

Comprar usado: pneus

Pelos mesmos motivos do capacete, é um item decisivo para a sua segurança. Além disso, não tem como saber se o pneu está realmente em bom estado ou se foi alterado.

Câmeras de vídeo

Comprar usado: filmadora

Mesmo que esteja nova por fora, a parte interna pode estar muito desgastada, sobretudo de tiver muito tempo de uso. Além disso, o conserto delas custa caro.

Sapatos

Comprar usado: sapatos

Eles se adaptam ao formato do pé do primeiro dono. Portanto, podem não calçar muito bem o futuro caminhante. Para evitar problemas, prefira comprar calçados novos.

Colchões

Comprar usado: colchões

Nunca (nunca mesmo!) pense em comprar usado. Um colchão é um verdadeiro foco de bactérias, células mortas, fluídos corporais e até percevejos. Nesse último caso, eles podem infestar a casa toda e gerar um gasto extra para exterminá-los.

Chapéus

Comprar usado: chapéu

Pelos mesmos motivos que os colchões (ou seja, sua saúde), melhor nunca comprar usados.

Roupas de banho

Comprar usado: biquíni

São peças extremamente íntimas e não devem ser usadas por mais de uma pessoa.

Bichos de pelúcia

Comprar usado: urso de pelúcia

Há uma grande superfície de tecido que pode conter bactérias, ácaros e sujeiras nas fibras. Isso pode causar alergias e doenças em crianças.

Computadores

Comprar usado: computador

Mesmo que você não precise de um computador moderno, é complicado comprar um aparelho desatualizado, uma vez que novos modelos e sistemas operacionais são apresentados a cada ano.

Pincéis de maquiagem

Comprar usado: pincéis de maquiagem

São itens de uso extremamente pessoal, assim como sua escova de dentes. Por isso, nunca se deve comprar usado. Um pincel pode trazer resíduos de produtos que podem até causar alergias na pele.

Você vai se interessar por:

Comprar com desconto exige atenção do consumidor

Bom desconto ao seu alcance: confira 5 dicas

Guia de compras: veja como usar melhor o cartão de crédito

Economize ao comprar novo

Se a vantagem em comprar usado é pagar mais barato, você também pode ter economia ao adquirir produtos totalmente novos. O segredo é pesquisar preços. Com o Vivo Compras, você pode comparar e comprar produtos nos maiores sites do e-commerce. São itens de moda, eletrônicos, informática, esportes, brinquedos, lazer e viagens, entre mais de 850 mil produtos para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para suas compras

E aí, vai comprar usado ou novo? Cadastre-se e receba a nossa newsletter.

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico