Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Google dá início ao streaming de aplicativos para celular

A- A+

Cada dia em busca de novas opções para oferecer ao usuário, a última novidade do Google é o streaming de aplicativos para celular. Parece difícil de entender? Na prática, a função é bem simples e bastante útil.

Há algum tempo, o buscador do Google oferece a integração com aplicativos que o usuário possui instalados em seu aparelho. Com a nova ferramenta, você pesquisa por um termo e, ao invés de ser direcionado a uma página da web, pode abri-lo em seu smartphone ou tablet, facilitando a procura pelos dados.

Homem usando aplicativos para celular.

Nova ferramenta está em fase de testes e sem previsão de disponibilidade no Brasil. Foto: iStock, Getty Images

Como funciona o streaming de aplicativos para celular

Disponível para aparelhos que usam o Android como sistema operacional, o recurso funciona como se você tivesse o aplicativo instalado. Mas, ao invés disso, ele está apenas em uma versão streaming durante o momento que você precisa.

O objetivo é facilitar a vida do usuário com as novas configurações que o uso massivo de dispositivos móveis oferece. É comum, por exemplo, que você queira acessar uma informação que está disponível apenas dentro de um aplicativo que levaria vários minutos até ser baixado.

Com a solução, você só verifica o que precisa ou ainda usa o streaming como um teste para saber se o aplicativo realmente vale a pena e o espaço que vai ocupar.

“Quando o Google começou, pesquisar significava ficar sentado em sua mesa e buscar pelas melhores informações em websites. Hoje, você está mais propenso a fazer isso no seu dispositivo móvel, e as melhores respostas podem estar enterradas em um app, talvez em um que você ainda não tem instalado”, defende Jennifer Lin, gerente de engenharia, no blog oficial da marca.

Para que o serviço funcione, o ideal é estar conectado a uma rede wi-fi de qualidade. Ao fazer uma busca através do seu dispositivo móvel, entre as primeiras respostas, vai ser possível encontrar um link para o aplicativo relacionado. Basta clicar nele para seguir a navegação em streaming.

No exemplo dado pelo Google em seu anúncio, o usuário busca fazer a reserva de uma diária em um hotel de Chicago. A partir do recurso, ela pode ser feita através de um aplicativo, ainda que ele não esteja instalado.

Disponibilidade do recurso

Para os que gostaram da novidade, a má notícia é que o recurso destinado a aplicativos para celular ainda está em fase de testes e, justamente por isso, só está em funcionamento nos Estados Unidos, ainda com um número bastante limitado de opções.

Embora ainda não exista uma previsão exata de expansão, tanto no número de aplicativos quanto para novos países – inclusive o Brasil -, o projeto deve ganhar corpo nos próximos meses e integrar funções ainda mais avançadas de busca para o usuário. Resta esperar para ver.

Você vai se interessar por:

Sua conta garantida

Você sabia que existe um serviço que oferece o pagamento total ou parcial de sua conta de celular em caso de perda de renda mensal? O Vivo Conta Garantida pode ser contratado por trabalhadores com vínculo empregatício e autônomos que, além de garantir seus pagamentos, ainda concorrem a prêmios em dinheiro.

> Vivo Conta Garantida: Assegure 3 meses de conta paga de celular em caso de desemprego

O que achou da novidade sobre aplicativos para celular? Comente!

celulares com 2 chips e android
O que é Chromebook
Android ou iPhone
Mulher com celular dual chip Android
Novo Chromecast
Modelo de TV para Netflix