Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Google Cardboard avança na promessa de realidade virtual com óculos de papelão

A- A+

Visto com desconfiança por muitos, por ser feito de papelão, o Google Cardboard é uma espécie de óculos de realidade virtual. Conheça um pouco mais desse dispositivo e suas aplicações.

Como funciona?

O Google Cardboard é um aplicativo que, quando acoplado a um pedaço de papelão, transforma o seu smartphone em um óculos de realidade virtual improvisado. Por meio desse aplicativo, o telefone utiliza sensores, como giroscópios de posicionamento, para tentar mapear como a cabeça do usuário está se movimento. Assim, ele sabe como deve ser ajustada a imagem exibida na tela para dar a ilusão de imersão.

Você vai se interessar por:
Saiba quais novidades você pode esperar da Microsoft
Conheça três óculos no estilo Google Glass
Conheça 5 inovações de informática previstas para 2015

Para isso, é necessário colocar em frente à tela, duas lentes convexas de 40mm, uma para cada olho. Esses são os únicos componentes, que não são possíveis de se conseguir arrumar em casa mesmo. O Cardboard do Google conta ainda com elásticos, velcros e imãs, basicamente

google-cardboard

Qualquer pessoa pode baixar, imprimir e fazer o seu em casa. Foto: Divulgação

Lançado em junho do ano passado, durante a conferência anual para desenvolvedores Google I/O, o produto pode ser montado na sua residência sem precisar do seu kit oficial.

Faça o seu Google Cardboard

Para confeccioná-lo, basta fazer algumas dobraduras em uma folha de papelão e inserir peças como elásticos e um ímã para fazer o seu gadget caseiro. Com a caixa pronta, é só inserir o celular em uma abertura. O Google tem um tutorial de montagem e também disponibiliza o produto para venda no site do projeto.

Os projetos do Cardboard são gratuitos, também. Qualquer pessoa pode baixar, imprimir e fazer o seu em casa. Já existem algumas empresas vendendo o kit pronto, com o papelão, lentes e imãs. A Tag NFC, uma espécie de adesivo, também é necessária para que seu smartphone faça a leitura e rode o aplicativo assim que for inserido na estrutura. Esta função é opcional e não altera na experiência geral de uso.

Para usar o aplicativo original do Google para o Cardboard, é necessário baixar o app oficial disponível na Play Store. Através do menu inicial, é possível acessar os aplicativos já instalados: Google Earth, Exhibit, Photo Sphere, Street View, Tour Guide e YouTube.

Quais aparelhos são compatíveis?

O Cardboard funciona com a versão 4.2 (Jelly Bean) ou superior nos smartphones Android com suporte a NFC. A tecnologia Near Field Communication permite a troca de informações entre dispositivos sem a necessidade de cabos ou fios, sendo necessária apenas uma aproximação física.

Os aparelhos Moto X, Nexus 4, Nexus 5, Galaxy S4, Galaxy S5 e Galaxy Nexus são totalmente compatíveis. Os aparelhos Moto G, HTC One e Galaxy S3 são parcialmente compatíveis, o que significa que nem todas as funções devem funcionar.

O Google planeja criar, em breve, um sistema de calibração no seu Cardboard para garantir que os apps de realidade virtual funcionem bem nos diferentes visualizadores disponíveis.

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

Pokémon Go
vale a pena comprar um videogame
LG X Screen
relógio ou celular
vale a pena comprar celular muito barato
vale a pena comprar celular top de linha