Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Gerenciamento financeiro é essencial para superar crises e sair do vermelho

A- A+

Filhos, trabalho, dificuldades financeiras e o nome “sujo”: você não sabe mais como administrar as suas contas? Depois que o rombo está aberto, independentemente do motivo que nos levou a ele, é vital que se trace um plano de recuperação. Em tempos de crise, um gerenciamento financeiro rigoroso pode, no mínimo, fazer com que a sangria seja estancada e o hoje endividado volte a enxergar uma saída para a complicada situação.

Para o professor de Economia da Universidade Estácio de Sá, Jair Abreu, para se fazer um bom gerenciamento financeiro é necessário, antes de tudo, uma profunda reflexão. “Sair de crises financeiras não é tarefa das mais simples, pois requer muita calma, tempo para raciocinar de forma realista e com muito foco na solução do problema”.

Essa solução nem sempre é fácil, pois envolve abrir mão de muitas coisas. Ainda que sejam mudanças mínimas, no conjunto, se tornam importante como contenção de despesas. Para o professor Evaldo Alves, da Escola de Economia de São Paulo (EESP) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), é preciso, logo de cara, cortar os gastos supérfluos, como entretenimento e comer fora.

gerenciamento financeiro

Um controle rigoroso de suas finanças evita surpresas desagradáveis ao bolso. Foto: iStock, Getty Images

O especialista defende que é preciso restringir a movimentação por locais propícios ao consumo durante esse período de crise. Ou seja, fuja das tentações, pois elas implicam em mais gastos, sendo muitos deles desnecessários. Antes de se cortá-los, entretanto, é necessário que se conheça a fundo as finanças da casa para que se saiba onde vai parar o dinheiro do mês.

Recomenda-se o uso de planilhas para organizar as contas de forma a visualizar facilmente o que entra e o que sai (e, principalmente, o que sobra). Se houver dívidas com terceiros (empréstimos ou financiamentos, por exemplo), é preciso detalhar a situação. Com esses cuidados, seu gerenciamento financeiro deve funcionar adequadamente.

 > Conheça: Planilhas ajudam no controle financeiro

É muito importante levantar o tamanho da dívida, ou seja, apurar com detalhes a situação atual e trabalhar com as informações 100% atualizadas. Isso pode ser obtido junto à empresa com a qual se contraiu o débito.

De posse dessas informações, o caminho mais adequado seria procurar o gerente do banco, por exemplo, e negociar formas de parcelamento da dívida. “É preciso levar em consideração as reais possibilidades que a família tem para poder honrar as parcelas objeto da negociação”, explica Abreu.

Gerenciamento financeiro: dívida pode ser transferida

Com um gerenciamento financeiro bem feito, você saberá exatamente o que conseguirá pagar por mês. Então, terá mais argumentos na hora da negociação com a instituição financeira credora. “O orçamento poderá ser utilizado como base para a formulação de uma proposta para pagamento da dívida, pois os gastos já estarão sobre controle”, afirma Jair Abreu, professor da Estácio.

Ele aconselha também que não se descarte a possibilidade de transportar a dívida para outro banco, pois isso já é possível: basta entrar em contato com outras instituições e buscar orientações nesse sentido.

gerenciamento-financeiro

Sobrou dinheiro no gerenciamento financeiro?

Se você conseguiu se recuperar depois de apostar no gerenciamento financeiro rigoroso de suas contas, o melhor a fazer, segundo Evaldo Alves, professor da EESP-FGV, é quitar as dívidas que contenham juros. “Se está sendo possível arcar com a dívida, é bom pagá-la”, orienta.

Desta forma, se cumprir as etapas, você conseguirá sair da crise e voltar a ter dinheiro para usufruir da melhor forma possível e, de preferência, poupando para acumular patrimônio.

Conte com dicas de especialistas

Para aprender a controlar as contas do lar, é preciso ouvir quem sabe. Se você quer aprender a usar o seu dinheiro de um jeito mais inteligente, conheça o Vivo Finanças Pessoais. Com ele, você receberá mensagens e participará de jogos que lhe ajudarão a utilizar o seu dinheiro de uma maneira inteligente, controlar seus gastos e poupar. Ainda, de quebra, você concorrerá a sorteios diários.

> Vivo Finanças Pessoais: Receba dicas por SMS e concorra a R$ 2.500 todos os dias

Que tal recorrer ao gerenciamento financeiro para proteger seu bolso e dormir tranquilo? Deixe seu comentário.

É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
como lidar com a avareza
parcelar festa de casamento
abrir uma empresa de contabilidade
Queda do consumo das famílias brasileiras
Crise política brasileira em 2016