Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Gastos básicos da família devem ser discutidos entre pais e filhos

A- A+

A educação financeira é a melhor forma de conseguir manter o orçamento e as contas em dia. Mas, diferente do que muitos imaginam, esse não é um assunto apenas para os adultos. É importante que os filhos entendam, desde cedo, como ajudar a controlar os gastos básicos e consumir de forma consciente.

Conversar sobre os gastos básicos

A lógica é básica: não adianta uma pessoa economizar se todas gastam de modo descontrolado. É aí que inicia a importância de introduzir os filhos à educação financeira e ensinar como funciona a dinâmica da casa – além de esperar colaborações, com o passar do tempo.

“Os filhos devem ser inseridos desde cedo nas conversas sobre orçamento doméstico, tanto para saber sobre as reais condições da família quanto para serem educados sabendo que os recursos financeiros são escassos”, explica Fábio Almeida, blogueiro do O Pequeno Investidor.

O modo de abordagem e os temas tratados vão depender da idade. Para os menores, o ideal é adotar explicações lúdicas, que possam ser entendidas a partir das vivências que ele já possui. Para os mais velhos, o melhor é utilizar tom didático, mas que permita que ele perceba que já possui responsabilidades. Converse sobre os gastos básicos e ensine que eles devem ser prioridades. Dessa forma, eles vão crescer em um ambiente de consumo controlado.

gastos-basicos

A educação financeira deve começar a ser ensinada aos filhos em casa, desde cedo. Foto: iStock, Getty Images

Mesada pode fazer parte dos gastos básicos

Uma opção para ensinar como controlar o dinheiro é a mesada. Ela permite que as crianças tenham um valor disponível e dependam dele para comprar um brinquedo novo que desejam ou, no caso dos mais velhos, para sair ou ir ao cinema.

O importante é que ela não seja encarada como um prêmio. Muitos pais cortam a mesada quando o filho vai mal na escola ou dão mais dinheiro nos momentos em que as boas notas aparecem. Dessa forma, cria-se a ideia de que o dinheiro deve ser o incentivo para estudar. Ao mesmo tempo, é fundamental que os pais deem o exemplo e proponham uma avaliação do orçamento antes de novas compras ou até para programar uma viagem em família.

Conta corrente sem complicação

Quer mais segurança e praticidade na mesada? Conheça o Vivo Zuum, uma conta pré-paga que você utiliza a partir do celular. Só é possível gastar o dinheiro depositado e não há necessidade de comprovar renda. É uma forma fácil de ajudar o seu filho a controlar seus gastos. Conheça outras vantagens oferecidas:

– Transferir dinheiro para outra pessoa que também tenha conta Vivo Zuum, de qualquer lugar.

– Recarregar os créditos do seu celular Vivo, de um parente ou amigo.

– Pagar contas de água, luz, gás e boletos bancários.

E solicitando o cartão Vivo Zuum, você também pode:

– Fazer compras em mais de 1,8 milhão de estabelecimentos conveniados MasterCard.

– Sacar dinheiro em caixas eletrônicos da Rede Cirrus.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou das dicas sobre gastos básicos? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria