Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Gastar menos é primeiro passo para investir; veja dicas

A- A+

Gastar menos do que se ganha é primeiro passo para começar a investir. Para economizar dinheiro e realizar algum plano futuro, é preciso cortar gastos supérfluos e focar no que realmente interessa.

“A única maneira de controlar gastos desnecessários é registrando e analisando tudo o que for gasto ao longo de um determinado tempo”, afirma o educador financeiro Conrado Navarro. Segundo ele, ao gerenciar bem os recursos e realizar uma posterior avaliação, é criada uma maior consciência financeira.

gastar-menos

Listas previnem você de correr o risco na tentação de comprar produtos que estão em promoção. Foto: iStock, by Getty Images

6 dicas para gastar menos

Confira algumas dicas para conter alguns impulsos e sobrar mais dinheiro no final do mês.

Monitore seu orçamento mensal

Conforme já atestou Navarro, o monitoramento dos gastos é fundamental. Através dele, àqueles despesas que passam despercebidas são registradas e podem ser controladas. Utilize uma planilha e anote nela toda e qualquer compra que você for fazer.

Priorize pagar contas antigas

Para economizar dinheiro, é preciso livrar-se de dívidas. Na maioria das vezes, as instituições credoras disponibilizam condições especiais para pagamentos à vista, ou possibilidades de renegociações. O importante é mostrar interesse de quitar rapidamente seus compromissos.

Faça listas

Antes de ir a qualquer lugar, anote tudo o que, de fato, precisa. Antes de ir ao supermercado faça uma lista de compras e se detenha apenas a ela. Assim, você não corre o risco de cair na tentação de comprar produtos que estão em promoção, mesmo sem precisar.

Pratique o desapego

Muitas vezes, são adquiridos produtos que não tem necessidade, por impulso. Por isso, doe ou venda objetos e roupas que pouco usa para outras pessoas que precisam. Além de ter uma receita alternativa, estará ajudando pessoas que necessitam mais do que você.

Reveja sua rotina

Algumas hábitos do seu dia a dia podem ser alterados, e assim, gerar uma economia substancial. Substitua o táxi por transportes públicos, ou bicicletas para pequenas distâncias. Faça suas refeições e casa. No trabalho, leve os alimentos de casa ao invés de ir almoçar em restaurantes.

Defina um objetivo financeiro

Delimitar um fim ao seu dinheiro é fundamental para sempre guardar um pouco por mês. Programe um viagem a longo prazo, por exemplo, e conte ao seus amigos e família. Assim, além de você, eles também irão ajudar que seu objetivo se concretize mais a frente.

Conta pré-paga pode ser aliada para gastar menos

Além dessas dicas, a Vivo disponibiliza um serviço que possibilita você economizar ainda mais. O Vivo Zuum é uma conta pré-paga que pode ser acessada do seu celular, sem burocracia, sem comprovação de renda ou necessidade de apresentar qualquer outro documento na abertura da sua conta.

O Zuum não tem mensalidade ou anuidade, e você não paga para acessá-lo. Só paga pelo que usar, e as tarifas ainda são convertidas em bônus para falar de Vivo para Vivo e acessar a internet.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Gostou das dicas para gastar menos? Deixe seu comentário.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria