Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Gasolina aditivada é opção para elevar rendimento do carro

A- A+

Na hora de abastecer, muitos consumidores ficam na dúvida sobre o melhor tipo de gasolina para o seu carro. A gasolina aditivada e a comum são bastante parecidas, mas a primeira conta com duas características que a diferenciam: a adição de elementos que colaboram para a vida útil das peças e de alguns centavos no preço pago por litro.

Vantagens da gasolina aditivada

A diferença na composição de uma gasolina e outra pode ser pequena, mas influencia diretamente no rendimento do carro. Conforme explica o gerente de marketing do WebMotors, Rafael Constantinou, a aditivada possui uma pequena porcentagem de um elemento com características detergentes.

Esse detergente especial tem propriedades dispersantes, que vão atuar na diminuição dos resíduos deixados pelo próprio combustível no motor do veículo. Além disso, ele ajuda na limpeza do sistema de combustão e permite que a vida útil de algumas peças aumente.

“Desta maneira, as chances de o motor apresentar algum problema por conta de combustível adulterado, por exemplo, são reduzidas significativamente”, destaca ainda. Com o carro em bom funcionamento, a economia de combustível aumenta e o dinheiro poupado também.

gasolina aditivada

O uso de gasolina aditivada ajuda a aumentar a vida útil do carro e a aumentar o seu desempenho. Foto: iStock, Getty Images

Quando utilizar gasolina aditivada

Para os carros zero quilômetro, utilizar a gasolina aditivada desde o início pode ser uma boa forma de diminuir as chances de acumular resíduos que possam ser prejudiciais ao seu funcionamento. Por outro lado, não é recomendável que um veículo usado deixe o combustível comum de um dia para o outro.

O ideal é que a mudança ocorra de forma gradativa, entre um abastecimento e outro. Quando a troca ocorre de forma brusca, há o perigo de que os resíduos sedimentados se soltem e fiquem acumulados nos bicos injetores. Para Constantinou, hoje em dia não é preciso abastecer sempre com gasolina aditivada, mas apenas vez ou outra, para manter o sistema do carro em dia.

Assistência é alternativa para vidraceiro e outros serviços

Além de abastecer o carro de forma correta, é importante estar preparado para as eventualidades que podem acontecer e deixar você na mão. Caso você não tenha uma reserva financeira para emergências, uma boa alternativa é fazer seguro. Desta forma, urgências podem ser resolvidas de forma rápida e com garantia.

É o caso do Vivo Multiassistência, que oferece serviços de profissionais especializados e de confiança para consertos e reparos emergenciais ou serviços de manutenção em residência. Problemas hidráulicos e elétricos, vidraceiros e chaveiros estão entre os trabalhos oferecidos pela assistência residencial.

> Vivo Multiassistência: Garanta eletricista, vidraceiro e conserto de eletrodomésticos para casa

Gostou das dicas sobre gasolina aditivada? Compartilhe!

como economizar na limpeza
Como tirar manchas de mofo e bolor da parede
Alguns dos carros mais econômicos do Brasil
Carro pode ter câmbio manual ou automático
Calibrar pneus é indicado
Dia sem carro