Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Garantia de crédito consignado é estendida a trabalhadores da área privada

A- A+

Uma das modalidades de juros mais baixos do mercado, o empréstimo com desconto em folha teve regras alteradas pelo Governo Federal. Mas a notícia não é ruim: em uma tentativa de estímulo à economia e ao consumo, a garantia de crédito consignado foi estendida aos trabalhadores de empresas privadas.

O que muda na garantia de crédito consignado

A partir da publicação das novas regras em medida provisória, eles podem utilizar o saldo do seu FGTS como garantia para empréstimos. O mesmo vale para o uso da multa por demissão sem justa causa, quando for o caso. Até 100% do valor devido pode ser utilizado.

Atualmente, o empregado demitido tem direito a uma multa de 40% sobre o saldo do seu Fundo de Garantia, além de poder sacar o dinheiro. Entretanto, o gestor do FGTS – no caso, a Caixa – é que irá definir qual o número máximo de parcelas e a taxa de juros de acordo com o perfil de cada cliente.

Calculando garantia de crédito consignado

Novas regras beneficiam consumidor e também servem de estímulo à economia. Foto: iStock, Getty Images

O que é crédito consignado?

Essa modalidade de crédito nada mais é do que o famoso empréstimo com desconto em folha. No entanto, até agora, o consignado era restrito a funcionários públicos, aposentados, pensionistas do INSS e alguns funcionários privados, mas somente por intermédio da própria empresa.

As taxas de juros do crédito consignado são mais baixas, em função da garantia de pagamento apresentada pelos seus tomadores. Em função da estabilidade financeira dos habilitados, o risco de crédito é menor para os bancos. Como consequência, há mais facilidade de pagamento para o cliente.

Com a publicação das novas regras, a previsão do Governo Federal é de uma injeção de R$ 17 bilhões em novas operações. No entanto, embora os financiamentos sigam em curva ascendente, o percentual de crescimento vem caindo ano a ano.

Em janeiro, já haviam sido anunciados R$ 83 bilhões para operações de crédito. Desse montante, o esperado é que sejam realizados incentivos à produção agrícola, compra de imóveis, obras de infraestrutura, capital de giro para pequena e média empresa, refinanciamento de dívidas empresariais com compra de máquinas e equipamentos e estímulo às exportações.

Quando solicitar o crédito consignado?

Mesmo com as facilidades da modalidade e com as novas regras de garantia de crédito consignado, nem tudo é bônus. É preciso saber avaliar a sua situação antes de recorrer ao empréstimo.

Não há como negar, claro, que há muitos benefícios no crédito consignado. Além de oferecer juros menores, a facilidade em se organizar com pagamentos é maior – afinal, o juro é pré-fixado. Além disso, é uma boa opção para quitar dívidas mais caras e, em alguns casos, pode ser liberado mesmo com o nome negativado.

Mas antes de pedir um empréstimo, é importante lembrar que não se pode desistir dele. Caso mude de ideia depois, a única saída é quitar o valor total. Também não se pode negociar a data de pagamento, pois o vencimento é atrelado à data que você recebe.

Lembre-se também de não ocupar uma fatia muito grande do seu salário, lembrando que também terá outras despesas. Faça, antes, um cálculo detalhado para escolher uma parcela que cabe no seu bolso.

Você vai se interessar por:

Seu nome protegido

Se você convive com dívidas, precisa conhecer o Vivo Alerta CPF. Entre as suas funções, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nessa base de dados e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

O que achou das novas regras de garantia de crédito consignado? Comente!

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças