Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Garantia de celular: entenda casos em que aparelho pode ser segurado

A- A+

Derrubou seu smartphone novo no chão e não sabe se a garantia de celular assegura essa quebra acidental? Talvez essa seja a primeira dúvida que surja quando você enfrenta uma situação assim. Um eventual descuido e pronto: logo após comprar um celular novo, já é hora de arcar com novas e indesejáveis despesas.

Nos últimos anos, o celular tem sido um bem básico para os brasileiros. É o que apontam os dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Em 2014, o país fechou o ano com 280,7 milhões de aparelhos celulares. Estudo da IDC Brasil revela ainda que, no mesmo período, foram comercializados cerca de 54,5 milhões de smartphones no Brasil.

Além do valor que os celulares possuem, o conjunto de ferramentas e a possibilidade de armazenar informações pessoais e sigilosas tornam a garantia um seguro essencial para o seu aparelho.

garantia de celular

Em 2014, o Brasil fechou o ano com 280,7 milhões de aparelhos celulares. Foto: iStock, Getty Images

Como funciona a garantia de celular por parte dos fabricantes?

Desde de 2010, o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor considera o celular como um bem essencial. Na prática, essa medida tem implicações em casos de aparelhos que apresentem defeitos de fabricação. Caso isso ocorra, o comerciante (loja em que comprou o aparelho ou o fabricante) possui a obrigação de providenciar uma solução imediata.

Como explica a Coordenadora Institucional da Proteste, Maria Inês Dolci, são três as alternativas possíveis em situações de defeito:

Troca imediata por celular de mesmo modelo

Devolução do valor investido na compra do produto

Abatimento proporcional do preço de um aparelho com valor superior ao do que apresentou problemas de funcionamento

Se qualquer uma das possibilidades não forem atendidas, o consumidor pode entrar em contato com o Procon da sua cidade. Caso persista o problema, a solução é recorrer na Justiça, através do Juizado Especial Cível, que atende causas cujo valor não ultrapassa 40 salários mínimos.

Cuide de seu celular

Além da garantia de celular, alguns cuidados que auxiliam na prevenção de eventuais avarias são imprescindíveis para a preservação do aparelho. Ao colocar capas e películas protetoras, por exemplo, seu celular estará mais protegido no caso de sofrer aranhões e quedas. Cuidados com os cabos, botões e o local em que deixa seu telefone móvel – banheiro, lugares com temperaturas extremas ou com mudança brusca de temperatura – também são dicas importantes para aumentar a sua vida útil.

Proteção para o seu celular

Você sabia que pode evitar o prejuízo financeiro em caso de roubo, quebra e outros acidentes com o seu celular? O Vivo Multiproteção Celular oferece proteção para aparelhos novos, em caso de roubo ou furto qualificado e cobertura adicional contra danos materiais ao celular.

> Vivo Multiproteção Celular: Proteja seu aparelho contra roubo, furto, quebra e imersão em água

Gostou das dicas sobre garantia de celular? Assine nossas newsletter.

queda do dólar
LG G5 SE ou iPhone SE
viajar para a China
viajar para a Tailândia
vale a pena ter seguro de vida
juros cobrados no cartão de crédito