Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Garanta uma renda extra vendendo arranjos de flores

A- A+

Todo tipo de festa fica melhor decorada quando conta com belos arranjos de flores, não é mesmo? O lugar ganha mais cor e mais vida. Para quem tem talento e gosta de decoração, essa ornamentação também pode gerar um faturamento extra. Gosta dessa ideia?

Fazendo arranjos de flores

Atividade tem investimento inicial considerado baixo e pode gerar um bom lucro. Foto: iStock, Getty Images

Arranjos de flores para vender

Você é aquela pessoa que sempre é chamada para decorar as festas da família? Isso já pode ser um indício de que os arranjos de flores são o caminho certo para engordar sua conta bancária. Afinal, é preciso ter uma certa sensibilidade artística.

Mesmo assim, é interessante fazer ao menos um curso. Afinal, os arranjos de casamentos costumam ser diferentes dos artigos de formaturas, assim como das festas de debutante. É preciso entender dos mais diversos estilos e do que melhor se encaixa no bolso de cada cliente.

Infelizmente, muitos anfitriões pensam duas vezes antes de solicitar arranjos de flores para festas, em função do preço do produto, que pode ser alto.

Uma opção interessante utilizada por muitos decoradores é fazer os arranjos (ao menos parte deles) em flores permanentes. Elas são artificiais, na realidade, mas têm um aspecto muito natural. Além de econômicas em termos financeiros, podem ser utilizadas por até seis vezes seguidas.

Outro ponto importante é firmar parceria com bons fornecedores, seja de flores naturais ou artificiais. É interessante visitar as lojas localizadas nos grandes centros de distribuição e similares. Vale montar um pequeno portfólio e ir até esses lugares, entregar seu material e pegar uma tabela de preços.

E não esqueça de estabelecer contatos. Via de regra, em uma festa, cada profissional faz um trabalho distinto. Isso significa que os organizadores e decoradores também solicitam os serviços de outros profissionais, como os floristas.

Exceto quando se trata do arranjo solitário (aquele que conta somente com uma flor), a ornamentação fica sempre a cargo de uma pessoa especializada. Assim, buscar parcerias com esses profissionais também é fundamental para agilizar sua entrada no mercado.

Quer mais uma boa dica? Decorar as festas da família pode ser a melhor forma de construir seu currículo. Lembre-se sempre de tirar boas fotos dos arranjos.

O que você precisa saber

Conhecer a matéria-prima (nesse caso, a flor), é fundamental. Não apenas os nomes, mas entender quais as épocas são mais propícias e quais delas duram mais. Essas informações são fundamentais para garantir um bom trabalho.

As flores da estação são sempre mais baratas, o que pode ajudar muito na negociação com o cliente. Além disso, é preciso saber quais são as mais resistentes, especialmente para os meses de calor.

Leve sempre em consideração que, em festas maiores, você precisará começar os arranjos com um ou dois dias de antecedência. Por isso, precisa saber em quais espécies investir para evitar surpresas desagradáveis.

Um ponto muito positivo dessa profissão é que o investimento para começar é baixo. Inicialmente, você precisará de uma ou duas tesouras de podar, que têm um custo médio de R$ 20 cada uma. Para as festas, os vasos e suportes geralmente são alugados com o restante do material da decoração.

E não se esqueça de um curso para aprender os modelos básicos. Os preços da capacitação variam conforme a cidade e o profissional que irá ministrá-lo.

Você vai se interessar por:

Economizar é parte do sonho

Se você tem o sonho empreendedor, deve estar atento às oportunidades de economia. Que tal realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso? Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular – tudo isso sem mensalidade. Se preferir, pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Ficou interessado em gerar renda com arranjos de flores? Comente!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
Saiba como ganhar uma renda extra com aluguel
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria