Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Garanta uma renda extra com ovos de Páscoa caseiros

A- A+

O que você acha de ganhar uma renda extra com ovos de Páscoa caseiros? A data é uma das grandes oportunidades de venda do ano e você pode garantir um bom dinheiro se souber se planejar e vender bem seu produto.

Como vender ovos de Páscoa caseiros

Quem quer começar a trabalhar com chocolate precisa a se familiarizar com o produto e tudo o que está relacionado a ele. Por exemplo, alguma vez você já pensou na temperatura da sua cozinha? Em ter um termômetro culinário? É preciso pensar também nos seus diferentes tipos de público e até mesmo em questões legais. E ainda é preciso saber comprar e vender bem.

Achou complicado? Calma. No site do Sebrae de Minas Gerais, é possível baixar uma cartilha completa para quem quer começar a trabalhar nessa área. A cartilha Produção de chocolates, trufas e bombons traz desde informações sobre o mercado até como calcular o preço do produto, fazer controle de caixa e gestão do negócio.

Ovos de Páscoa caseiros são opção para renda extra.

Com manuseio de chocolates, é possível trabalhar em casa e garantir bom lucro. Foto: iStock, Getty Images

No documento, o Sebrae lembra que quem se diferencia nesse mercado tem muito a ganhar, sabendo personalizar e trabalhar com as datas comemorativas e embalagens personalizadas.

Também trata do equipamento, que não é muito complexo nem demanda muito espaço. Mas além de fogão, micro-ondas, geladeira, utensílios e pia, é preciso ter espaço para estoque.

Planejamento e divulgação

Como em todo o negócio, também é necessário planejamento. Embora seja preciso investir, há momentos mais adequados para isso. Ou seja, para comprar determinados produtos e até equipamentos, que muitas vezes, podem ser sofisticados, mas inadequados ou de uso volátil.

A divulgação também é abordada na cartilha. São sugeridos desde cartões de visitas até ímãs de geladeira.

É claro que você também não pode deixar o online de lado e todos os seus materiais devem ter uma identidade visual com seus contatos para futuras encomendas. Use e abuse da criatividade e inovação, inclusive nas embalagens.

O público-alvo também caminha junto com a divulgação. Panfletos podem ser entregues próximos a escolas, condomínios e comércios próximos de você.

Atenda às normas

Quem vende alimentos deve também conhecer as normas da Vigilância Sanitária. É indicado fazer o curso de manipulação de alimentos e não descuidar da higiene de tudo o que envolve o negócio, do local da produção e utensílios até a própria pessoa que prepara os chocolates.

E vale sempre lembrar: produto com bebida alcoólica, como bombons e trufas, não podem chegar a menores de 18 anos.

Inclua na contabilidade

Na hora de fazer o cálculo para a produção, o Sebrae recomenda contabilizar os seguintes itens:

  • Compra de matérias-primas (chocolate)
  • Embalagem para embrulhar os ovos
  • Embalagem para identificar sabor
  • Água, luz, telefone e gás de cozinha
  • Recolhimento fixo mensal (impostos)
  • Retirada do empreendedor
  • Custo unitário do produto
  • Preço de venda (unitário) – preço para o consumidor final. Vendendo para um restaurante, o preço de venda será menor e você ganha em volume
  • Lucro (unitário)
  • Total do custo mensal
  • Faturamento mensal
  • Lucro mensal
  • Faturamento anual
  • Lucro anual – o lucro é da empresa e não seu. Ele deve ser reinvestido.

Por fim o Sebrae também lembra da necessidade de registrar todas as entradas e saídas de dinheiro que passarem pelo caixa, além de verificar o saldo no final do movimento do dia. Essas medidas vão ajudar você a ter sempre o controle do negócio.

Você vai se interessar por:

Gostou das dicas para gerar renda com ovos de Páscoa caseiros? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
Saiba como ganhar uma renda extra com aluguel
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria