Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Ganhe dinheiro dando aulas particulares de português a estrangeiros

A- A+

Várias cidades do Brasil estão repletas de estrangeiros vindos de países diversos, como Haiti, Senegal e Congo. Você já deve ter percebido que eles andam em grupos para dividir despesas, como alimentação e moradia. Além disso, costumam procurar trabalho em conjunto. Pois esse é um público que precisa de aulas particulares de português e, se você tem essa habilitação, pode estar aí uma oportunidade de renda extra.

Se a ideia agrada, saiba que esse não é o único público que pode ser alvo seus serviços. Multinacionais, por exemplo, geralmente têm em seu quadro funcional trabalhadores contratados do exterior. Eis aí mais um nicho de mercado.

Aulas particulares de português

Presença de estrangeiros no país pode ser chance para ganhar dinheiro ensinando. Foto: iStock, Getty Images

Como ministrar aulas particulares de português

Para dar aulas de português, é óbvio dizer: você precisa dominar o idioma e estar habilitado a passar seus conhecimentos. Isso significa que entender de gramática e ortografia é o mínimo. Conforme o cliente que desejar atingir, será exigida formação acadêmica e noções pedagógicas.

Nosso idioma não é dos mais fáceis, já que possui muitas exceções. Além disso, a conjugação dos verbos é bastante complicada, especialmente aos olhos – e ouvidos – dos estrangeiros.

A sua contratação irá depender muito da necessidade do aluno e ou da instituição. Estude em casa, se for preciso. Relembre conceitos e conteúdos para repassar com segurança.

Para dar aulas de português em escolas municipais, estaduais e federais, não há outro jeito: você precisa de certificado acadêmico. Como não é o caso e a ideia aqui é lhe ajudar a encontrar uma fonte de renda extra, o melhor é apostar também em reforço escolar.

Para começar, procure nas redes sociais por comunidades ou grupos de estrangeiros na sua cidade e ofereça aulas particulares de português. A web é um ótimo espaço para divulgar o seu trabalho.

Aproveite para compartilhar dicas para o vestibular ou Enem e informe ao mundo que você dá aulas de português, detalhando os conteúdos. Assim, você amplia sua área de atuação para mais públicos – o que aumenta a chance de atrair clientes.

Você também pode fazer vídeos com dicas de português para compartilhar nas redes sociais. Isso ajudará na propagação do seu serviço. Contate seus amigos que são professores em escolas ou cursos e peça que indiquem o seu trabalho.

A maioria dos alunos acaba vindo da indicação boca a boca ou via depoimentos pelas próprias redes sociais. Acerte com seus alunos que você irá divulgar as notas deles após as aulas com você. Não tema fazer propaganda.

Quanto cobrar pelas aulas

O quanto você irá cobrar depende do seu gasto em deslocamento, tempo em preparar aulas, etc. Há valores bem variados nesse mercado – de R$ 30 a R$ 300. Isso é muito peculiar de cada profissional e da demanda. A atenção destinada ao estudante também pesa no custo.

Acompanhe seus alunos para ver o quanto melhoraram nas aulas. Crie fidelidade com o seu público. Aplique testes e exercícios que estimulem o aprendizado. Em breve, você terá vários seguidores nas redes sociais, e vários alunos requisitando reforço via aulas particulares de português.

Lembre-se de estipular acordos com os clientes para que você não saia perdendo dinheiro. Acerte a data e a forma de pagamento e também crie cláusulas que abordem desmarcar ou faltar às aulas.

Com um planejamento financeiro, além de fazer dessa uma atividade que ajuda no sustento da casa, você ainda pode aproveitar para guardar essa verba extra. Pense nisso!

Você vai se interessar por:

 

Gostou das dicas para dar aulas particulares de português? Compartilhe!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
Saiba como ganhar uma renda extra com aluguel
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria