Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Furadeira e parafusadeira: saiba o que faz a diferença em cada equipamento

A- A+

Na hora de instalar móveis, fazer reformas ou decorar ambientes, furadeira e parafusadeira são alguns dos elementos mais utilizados. A semelhança física e das funções dos dois aparelhos é grande, mas as diferenças de cada um deles se anunciam de forma mais evidente nas características técnicas da utilização.

Furadeira e parafusadeira: para perfurar

Um estudo realizado pela Serasa Experian e o Instituto Data Popular mapeou o perfil dos consumidores brasileiros e apontou que 16% da população brasileira valoriza a política do faça você mesmo. Para esse público, instalar os próprios móveis ou aparelhos eletrônicos ou reparar alguns danos em casa é uma atividade mais comum do que contratar serviço especializado.

Para esse público, a furadeira e a parafusadeira podem ser companheiras fiéis. Elas têm diversas funções e acabam servindo para mais de uma atividade. Mas, é essencial saber que elas não têm nomes diferentes à toa: cada aparelho tem uma funcionalidade distinta.

furadeira-e-parafusadeira

Algumas diferenças entre os aparelhos fazem toda diferença. Foto: iStock, by Getty Images

A furadeira, como o nome indica, é utilizada para perfurar as superfícies mais resistentes e tem o modelo simples e o de impacto. O objetivo é o mesmo, o que muda é o tipo de superfície onde irão ser utilizadas.

Um modelo mais simples é ideal para o uso em marcenaria, alumínio, pisos e azulejos. Já o modelo de impacto pode ser utilizado para furar paredes de alvenaria, madeiras mais grossas, pedras, como granito e mármore, ou pilastras de concreto. Esse tipo de material exige um movimento diferenciado das brocas para que não haja nenhum tipo de rachadura no restante de sua superfície, segundo descrições da Black&Decker, uma das principais produtoras de ferramentas do mundo.

A existência de brocas é uma das principais diferenças entre furadeira e parafusadeira. Elas são ausentes na segunda opção, mas essenciais para o funcionamento da primeira. Cada furadeira é acompanhada de um kit básico de brocas, sendo que cada uma delas possui o formato e o tipo de torque específico para a superfície escolhida.

Furadeira e parafusadeira: para fixar

A parafusadeira não utiliza brocas porque não perfura nenhum tipo de superfície. O objetivo dela é fixar os parafusos que já estão posicionados no furos. Elas são importantes na montagem de móveis e na fixação de objetos em paredes por darem mais firmeza ao parafuso. Geralmente, o uso de chave de fenda não é suficiente para garantir essa fixação.

A maior parte das parafusadeiras também podem ser utilizadas como furadeiras a partir da troca da ponteira, já que o movimento realizado pelo motor é o mesmo. Mas, a pressão e a força utilizadas na furadeira e na parafusadeira não são as mesmas. Perfurar uma parede exige uma pressão de torque mais forte, já que a superfície oferece resistência à broca.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para furadeira e parafusadeira

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple