Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Funilaria e pintura devem ser observadas antes de comprar um carro

A- A+

Antes de fechar a compra de um carro, é preciso analisar diversos pontos, em especial se o veículo for seminovo ou usado. Além de questões como motor e quilometragem, a funilaria e pintura merecem atenção especial. Em detalhes por vezes singelos, podem ser identificadas falhas que, se não comprometem a segurança do automóvel, ao menos o desvalorizam.

Homem avaliando a funilaria e pintura do carro antes de comprar.

Ao comprar um carro, é importante verificar a parte interna e também a externa. Foto: iStock, Getty Images

O que olhar na funilaria e pintura

Na hora de analisar funilaria e pintura, é preciso estar atento para não deixar passar detalhes importantes despercebidos. Veja o que é preciso verificar, tanto na parte interna quanto externa do veículo, para evitar prejuízos. As dicas são da Proteste, a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor.

Na parte externa

Analise o carro limpo e com iluminação natural

Isso é importante, pois, à noite, com iluminação artificial, pode ser que você acabe não percebendo algumas imperfeições na lataria do veículo. Evite ainda os dias de chuva. E também é preciso verificar se a pintura está homogênea.

Observe os parafusos das portas, capô e porta-malas

Se alguns desses itens apresentar desgaste ou mau estado, pode indicar que essas partes do carro já passaram por reparos em outros momentos. Distâncias irregulares entre os vãos das portas e do porta-malas também pode ajudar a perceber eventuais consertos.

Atenção para bolhas na pintura

Esse pode ser um indicativo de ferrugem. Entre os locais mais prováveis para que isso se manifeste são a carroceria em geral, ao redor das tampas do capô e do porta-malas, e sob portas e para-lamas.

Na parte interna

Observe os bancos

É importante verificar se os bancos não estão soltos, empenados, rasgados, sujos ou quebrados ao se sentar. Além da má conservação e má utilização da parte interna, pode ajudar a verificar o tempo de uso do carro – que pode acabar mascarado pela quilometragem.

Verifique o pedal de freio

Para os freios, vale o mesmo para a dica anterior. Além do desgaste natural que o pedal sofre com o tempo, se ele for excessivo, pode indicar alta quilometragem do veículo.

Confira acionadores

Os acionadores de vidros e travas devem estar em bom estado de conservação. Isso porque, em determinados modelos, eles são mais difíceis de serem encontrados no mercado, o que pode gerar transtornos e dores de cabeças desnecessárias quando você precisar fazer a troca futuramente.

Você vai se interessar por:

Assistência em emergências

Tudo certo com a compra de seu carro novo? Agora é hora de garantir segurança para os momentos imprevistos. Com o Vivo Assistência Casa e Auto, você conta com serviços de eletricista e encanador para sua casa, socorro mecânico para seu automóvel e chaveiro para os dois, sempre que precisar, por apenas R$ 5,90 por mês.

> Vivo Assistência Casa e Auto: Garanta socorro mecânico em emergências

Gostou de saber mais sobre funilaria e pintura, e o que analisar antes de comprar um carro? Então, aproveite para compartilhar esse conteúdo!

como calcular a reforma de um apartamento
quanto custa um seguro de casa
como escolher uma seguradora de veiculos
preço de imoveis começa a cair
economizar no seguro da casa
economizar no seguro do carro