Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Fundos imobiliários: descubra o que são e como investir

A- A+

Você já ouviu falar em Fundos Imobiliários? O investimento em imóveis é um dos mais procurados por quem busca aplicar seu dinheiro com bom retorno financeiro. Mas não basta ter o valor necessário para fechar o negócio, também é importante conhecer a modalidade e suas características.

Vantagens dos Fundos Imobiliários

Compostos por diferentes categorias de imóveis, entre eles comerciais, residenciais, rurais ou urbanos, os Fundos Imobiliários buscam juntar investidores para que sejam compradas partes de um empreendimento ou mesmo prédios inteiros por cotas mais acessíveis. Como explica o fundador da General Investidor, Bruno Papi, o objetivo é explorar o aluguel dos inquilinos e distribuir o valor entre aqueles que fazem parte do negócio, além de obter lucros na Bolsa de Valores.

Um atrativo importante é ausência, na maioria dos casos, de tributação no Imposto de Renda. Mas fique atento, pois é preciso arcar com despesas quando há, por exemplo, a valorização de cotas negociadas. Para quem deseja ganhar dinheiro a médio e longo prazo, mas não quer reinvestir os recursos a cada vencimento, os Fundos Imobiliários também se mostram uma opção viável.

Antes de investir em Fundos Imobiliários, é importante procurar um corretor da sua confiança. Foto: iStock, Getty Images

Antes de investir em Fundos Imobiliários, é importante procurar um corretor da sua confiança. Foto: iStock, Getty Images

Saiba como investir em Fundos Imobiliários

Por se tratar de uma modalidade de renda que está sujeita a variações, a recomendação de Papi é buscar conhecimento sobre as características de mercado envolvidas nas transações de Fundos Imobiliários. Fez tudo isso e está pronto para começar a investir? A BM&F Bovespa indica quais são os quatro passos principais a serem seguidos:

Defina um objetivo: assim como acontece em qualquer outra aplicação de dinheiro, é fundamental saber o que você deseja atingir. Seja para já começar a pensar na aposentadoria ou para garantir uma casa melhor, possuir metas específicas ajuda você a lembrar que aquele esforço vale a pena

Estipule o valor a ser investido: uma das vantagens dos Fundos Imobiliários é a possibilidade de iniciar com um investimento mínimo de R$1 mil. Na hora de estipular qual será o valor aplicado, não esqueça que o montante total para a compra de cotas depende de fatores como as taxas de corretagem e dos percentuais fixos cobrados pela BM&F Bovespa.

Escolha sua corretora ou agente: tenha cuidado nessa hora, pois é esse o profissional que vai auxiliar você a entender melhor o funcionamento do mercado, conhecer ser perfil como investidor e oferecer serviços que facilitem as suas transações. Leve em conta as taxas cobradas e como funciona o atendimento prestado.

Faça a opção por um fundo: com a corretora contratada, é hora de avaliar quando será o melhor fundo para investir. De modo geral, são duas as opções, comprar cotas em distribuições públicas ou no mercado secundário. No primeiro caso, você adquire o fundo diretamente do seu emissor. No segundo, a compra é feita de alguém que possui cotas e deseja vendê-las.

Cartões de crédito com benefícios

Se você gosta de comprar com praticidade e ter mais segurança para movimentar os seus lucros, é bom conhecer os Cartões de Crédito Vivo. Com os cartões de crédito Vivo Santander e Vivo Itaucard 2.0, você tem diversas vantagens, como alerta SMS, bônus na recarga de celular, pontos no Vivo Valoriza, descontos nos ingressos de cinema e parcelamento em até 12 x sem juros nas Lojas Vivo.
> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas sobre Fundos Imobiliários? Compartilhe!

O controle financeiro pessoal e o futebol
Casal melhora as finanças pessoais
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
Unrecognizable buying organic rice in store, blank label