Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Fuja dos erros comuns ao partir para o investimento em ações

A- A+

Se errar é humano, cometer deslizes quando se começa a investir é comum. No caso de investimento em ações, esses erros são ainda mais frequentes graças às peculiaridades da Bolsa de Valores. São índices, cotações, tabelas, gráficos e vários outros fatores que influenciam na alta e baixa dos papéis desse mercado que tem a volatilidade como característica principal.

Ser iniciante nesse mercado não é fácil e o investimento em ações demanda informações, análises e cautela. Ter paciência e dedicação são importantes passos para quem quer se aventurar a aplicações na Bolsa de Valores sem cometer grandes equívocos.

Investimentos em ações

Investidor iniciante deve se cercar de especialistas para aplicar na Bolsa de Valores. Foto: iStock, Getty Images

Como acertar no investimento em ações

Confiança demais, ter pressa em ganhar dinheiro, não diversificar e tomar decisões sem analisar profundamente o mercado são alguns erros cometidos pelos iniciantes no mundo do investimento em ações.

“Por mais que existam diversas e sofisticadas ferramentas financeiras que auxiliam na tarefa de se investir, confusões existem e fazem parte da tomada de decisões, principalmente de quem é iniciante”, avalia o educador financeiro e sócio do site Dinheirama, Ricardo Pereira.

Para ele, para evitar esses erros no investimento em ações, a pessoa deve saber o que quer a partir das suas aplicações. “O investidor deve manter sempre a preocupação em olhar as suas decisões com muita simplicidade. É importante também ter uma estratégia clara para comprar e vender ativos”, recomenda.

Você vai se interessar por:

Conheça opções para dominar o mercado de ações

O que você precisa saber antes de investir em ações

Planos de corretagem: confira dicas para começar a investir em ações

4 erros do investimento em ações

A seguir, listamos alguns erros comuns de investimento em ações e que podem ser evitados.

1. Ter confiança e otimismo em excesso

Esses comportamentos podem levar o investidor a cometer erros no mercado de ações. “O investidor iniciante lê um livro, um jornal ou faz um curso e acha que já está pronto para investir sem a ajuda de especialistas”, relata Pereira.

Outro descuido, alerta  o educador financeiro, é fazer escolhas por impulso confiando no “tudo vai dar certo”. “É preciso que o investidor tenha calma e faça muita pesquisa antes de decidir sobre qualquer investimento”, aconselha.

2. A pressa é inimiga da perfeição

A máxima também é verdadeira no mundo dos investimentos. “Ao investir pela primeira vez, o iniciante pode achar que o dinheiro vai vir facilmente. Não é bem assim”, avalia Pereira. “É preciso calma e cautela, ainda mais no mercado de ações, considerado um investimento mais eficaz a longo prazo”, completa.

3. Precipitar-se quanto à hora de investir

Nem sempre a melhor hora para se investir é quando o mercado está em alta. Segundo Pereira, o ato de investir é um hábito e manter uma carteira formada por ações de boas empresas, mesmo quando elas passam por turbulências, pode ser interessante no momento de baixa no mercado.

“Boas oportunidades podem surgir quando a crise se mostra mais próxima ou já se instalou”, afirma. Um exemplo, de acordo com o educador financeiro, é quando um ativo está em alta e o investidor decide aplicar nele para render mais lucros. “Esse momento é, na verdade, bom para a venda do ativo, não para a compra”, cita.

4. Negligenciar o auxílio de especialistas

Não delegar a gestão dos investimentos a profissionais especializados é outro erro comum de investidores iniciantes que querem ter total controle sobre suas carteiras de ativos, mesmo sem tempo ou experiência para isso.

“Procurar um profissional qualificado ou uma empresa especializada é fundamental para que seja traçado um planejamento para seus objetivos e investimentos”, conclui.

 

Pronto para realizar um investimento em ações de forma segura? Deixe um comentário.

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
oscilações da Bolsa de Valores
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos
como pechinchar na internet