Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Fuja dos erros comuns ao comprar roupas pela internet

A- A+

Os preços mais em conta e as diversas formas de pagamento em lojas virtuais costumam garantir economia ao comprar roupas pela internet. Mas para aproveitar bem essas vantagens e ter a certeza de um bom negócio, é importante seguir alguns cuidados.

Assim como ocorre nas lojas físicas, adquirir peças de vestuário depende de muita atenção às medidas para não errar, sem esquecer de comparar com o que você já tem no armário.

Mulher vai comprar roupas pela internet

Comprar roupas exige resistir aos impulsos e conhecer bem as suas medidas. Foto: iStock, Getty Images

O que cuidar ao comprar roupas pela internet

Comprar roupas pela internet pode ser sim uma ótima opção, não apenas para economizar, mas também para encontrar os produtos que você deseja e que não são vendidos em lojas perto de você. Mas essa facilidade e a variedade de possibilidades oferecidas podem ser tentações perigosas.

O site americano Who What Wear, das jornalistas de moda Katherine Power e Hillary Kerr, dá dicas para evitar gastar mais do que deve ao comprar roupas. Confira as principais:

Impulso

Comprar por impulso é um perigo que não se resume apenas a quem compra em lojas online, mas para qualquer consumidor. Segundo o estudo The Checkout, da empresa de pesquisas Integer Group, mulheres entre 13 e 33 anos têm mais tendência a comprar sem pensar. Isso pode acabar levando a gastos que você não faria se parasse para calcular sua situação financeira.

Itens similares

Gastar seu dinheiro comprando roupas muito parecidas ou idênticas àquelas que você já tem em casa é um desperdício. Use as peças que possui como base para comprar novas. Escolha aquelas que combinam, assim, você investe em itens que têm mais chance de ser usados.

Pague 1, Leve 2

O Who What Wear indica que comprar em promoções que oferecem dois produtos pelo preço de um é um erro. Isso porque alguns lojistas aumentam o valor das peças com relação ao que elas custariam se fossem vendidas separadamente. Procure pesquisar as peças em que você está interessado e comparar os preços entre diferentes de lojas.

Promoção

Investir em algum item só porque ele está com preço baixo não é uma escolha economicamente saudável. A dica é exercitar a compra por necessidade. Crie o hábito de consumir somente aquilo que você realmente precisa. Perguntar-se sobre o quanto aquela peça é importante para você, antes de comprar, pode ser o caminho.

Antecedência

Comprar roupas pela internet costuma ter um custo adicional: o frete. Para evitar que você precisa gastar valores altos para receber a peça até a data em que você pretende usá-la, planeje-se e compre com antecedência. Muitas vezes, é possível zerar ou reduzir significativamente o custo com transporte dessa forma.

Medidas

Vestuário e calçados são setores em que o consumo é melhor se o cliente consegue experimentar a peça antes de comprar. Pela internet, você não tem essa possibilidade, por isso, é importante que conheça bem as suas medidas de braços, busto, cintura, quadril e altura. Assim, saberá escolher os tamanhos com maior probabilidade de servir no seu corpo e não terá gastos à toa.

Os direitos do consumidor na internet

Segundo o Idec, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, a legislação garante o direito de arrependimento para quem opta por comprar roupas pela internet. “O consumidor tem sete dias, a contar da data de entrega, para avaliar se o produto recebido atende às expectativas prometidas pelo site de compras ou pelo catálogo”, informa a entidade.

Se você perceber que o produto não cumpre com o prometido, não serve ou tem defeito, entre em contato com a empresa. Dessa forma, pode receber o dinheiro de volta, sem precisar arcar com qualquer custo, e evita o gasto com uma peça que não será usada.

Você vai se interessar por:

Suas roupas estão no Vivo Compras

Antes de comprar roupas pela internet, é importante comparar os preços e as condições de pagamento. O Vivo Compras traz mais de 850 mil produtos para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para roupas

Gostou das dicas para comprar roupas pela internet? Compartilhe!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico