Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Fuja do pagamento atrasado na fatura do seu cartão de crédito

A- A+

O cartão de crédito está aí para trazer mais facilidade, praticidade e segurança nas suas compras. Para quem faz bom uso da ferramenta, com consciência, é só aproveitar seus benefícios. Mas se você optar pelo pagamento atrasado da fatura, experimentará um lado nada positivo do cartão – e não adianta colocar a culpa nele.

Pagamento atrasado de cartão não é boa ideia

O consultor financeiro Bruno Papi, fundador do site General Investidor, lembra que é importante pagar sempre em dia a parcela do cartão de crédito, já que os juros sobre atrasos são normalmente diários e bastante altos.

O risco principal ao atrasar esse pagamento é que o usuário terá que arcar com um valor bem maior na sua próxima fatura por conta desses juros, podendo inclusive ver seu nome constando como inadimplente, impossibilitando futuras compras no crédito.

pagamento atrasado

Pagamento atrasado não é recomendado em função das altas taxas de juros. Foto: iStock, Getty Images

O parcelamento e pagamento mínimo da fatura também não são recomendados. Quando você parcela a fatura, está fazendo um novo financiamento do seu crédito, ou seja, mais juros serão aplicados sobre ela. “Apesar de diminuir o valor da fatura em várias parcelas, o preço final ficará bem acima do original”, alerta Papi.

Já o pagamento mínimo não é recomendado porque não abate do valor da fatura. Isso significa que você paga apenas os juros, e o valor principal continua para o próximo mês, com acréscimo de juros. “Isso gera uma bola de neve e faz com que sua dívida do cartão de crédito nunca chegue ao fim”, destaca.

Boas práticas com cartão de crédito trazem vantagens

De acordo com o especialista, o cartão de crédito é um aliado nas finanças, desde que seja usado corretamente.

Com ele, você pode negociar com a emissora do cartão a melhor data de vencimento para ajudar no seu fluxo mensal de dinheiro. Por exemplo, pode solicitar o vencimento no dia 10 se você recebe em todo quinto dia útil do mês, o que representaria um alívio nas finanças para quem precisa pagar contas ou fazer compras de bens necessários antes do pagamento do salário.

Para empreendedores, também garante o adiantamento dos recebíveis, sem a necessidade de desembolsar o dinheiro na hora e pagando assim que recebe. “Isso permite que ele fique com o saldo sempre positivo na conta”, explica Papi.

De acordo com o especialista, as principais dicas de boas práticas para usar o cartão de crédito são três:

– Tomar cuidado para que as parcelas mensais não ultrapassarem os seus ganhos mensais

– Pagar sempre o valor total da parcela sem atrasos

– Programar o melhor dia de vencimento da fatura do cartão de crédito, para que caia depois do seu pagamento.

“Isso vai dar fôlego caso o pagamento do seu salário atrase ou tenham feriados que compliquem o pagamento daquela fatura na data certa”, finaliza.

Você vai se interessar por:

Compre com tranquilidade

Com os Cartões de Crédito Vivo, você pode parcelar em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo e somar pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza. Oferecidos em parceria com o Itaú e o Santander, eles também dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Você tem uma boa dica para evitar o pagamento atrasado da fatura? Comente!

vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças
vale a pena comprar no crediario